Click Camboriú Esporte Brasileiros fazem bonito no Mundial de Mountain Bike em BC

Brasileiros fazem bonito no Mundial de Mountain Bike em BC

podiumA cidade de Balneário Camboriú recebeu os melhores pilotos de mountain bike do mundo e sediou entre os dias 7 e 12 de setembro o Campeonato Mundial de Mountain Bike para as categorias Master, para pilotos com idade acima dos 30 anos.
Esta foi a primeira vez que o Brasil recebeu o Mundial de Mountain Bike Máster e Balneário Camboriú teve o privilégio de ser escolhida a cidade sede. O público, que compareceu em peso na pista da Praia de Laranjeiras, pode vibrar e comemorar algumas vitórias de atletas brasileiros.
“Foi evento extremamente positivo para Balneário Camboriú nos colocando na rota de cidades credenciadas a receber grandes eventos mundiais e toda a visibilidade do município nesta competição e também destacar que o mundial movimentou o turismo e a economia da cidade”, destaca Sandro Bernardoni, superintendente da Fundação Municipal de Esportes.
Resultados- Cross country
No último dia de competições de cross country o brasiliense Abraão Azevedo conquistou a medalha de prata no Mundial de Mountain Bike Máster. Abraão, de 41 anos, foi o segundo colocado na categoria 40-44 e fechou as cinco voltas no percurso de 5.525 metros em 1h45min31s. A corrida teve 55 competidores.
“Treinei muito para essa prova. No começo, estávamos juntos os três e nos revezamos, mas o italiano atacou na subida e foi embora. Já competi aqui em três oportunidades, mas esse circuito é diferente dos anos anteriores. Achei a pista muito completa com descidas que exigem muita cautela”, contou Abraão, atual campeão brasileiro na sua faixa etária e dono de dois títulos nacionais de maratona e um de cross country na Elite.

As medalhas de ouro e bronze ficaram com atletas da Itália. Carlo Manfredi, de 42 anos, venceu a prova com 1h48min48s e seu compatriota garantiu a terceira colocação com o tempo de 1h45min31s. Esse é o segundo ouro de Manfredi na categoria Mundial Máster.

O campeão Carlo Manfredi, de 42 anos, é técnico ambiental na cidade de Brescia e visita o Brasil pela primeira vez. Manfredi, atual campeão italiano e campeão europeu e assumiu a ponta no início da segunda volta e foi abrindo vantagem até o final.

A categoria teve uma acirrada disputa pela medalha de bronze. O venezuelano Rafael Garrido estava na terceira colocação quando sofreu uma queda e teve que abandonar e ser atendido no ambulatório da Defesa Civil de Santa Catarina.

O italiano Andrea Pendini assumiu a terceira posição e garantiu o pódio.

:: Resultados da categoria 40-44 anos – 5 voltas

OURO – Carlo Manfredi – Itália – 1h40min48s
PRATA – Abraão Azevedo – Brasil – 1h45min31s
BRONZE – Andréa Pendini – Itália – 1h47min2s
Downhill -Brasil conquista dois ouros
Os atletas brasileiros do downhill resolveram encher o quadro de medalhas no mundial. As competições iniciaram às 14:00hs de sábado e terminaram às 17:30, com dois ouros, duas pratas e um bronze para o Brasil.
No feminino, Patrícia Loureiro foi a grande campeã na categoria 30-39, com o tempo 2:46.50. Patrícia desbancou atleta de Barbados, Jaymie Mart e a italiana, Maria Frederica Zanotto. Já na categoria 40-44, a brasileira Gilmara Leiner conquistou a prata.

Pelos homens, excelentes resultados. Começando pelo ouro de Robert Sgarbi na categoria 30-34, considerada a “Elite Master”. De quebra, Robert bateu o recorde da pista: 2:18.73. Na mesma categoria, Rogério Roberto ficou com a medalha de bronze.

Na categoria 45-49, Francisco Innamorato conquistou a prata para o Brasil.

“O Campeonato Mundial de Mountain Bike Master é uma conquista muito importante para todos os amantes do ciclismo no Brasil. O evento foi resultado de um trabalho sério iniciado no início da década passada pela Federação Catarinense de Ciclismo. Sediamos com sucesso duas etapas da Copa do Mundo em Balneário Camboriú e esses eventos serviram para mostrar ao mundo que o Brasil, principalmente nossa cidade, tem competência de sediar grandes provas de diversas modalidades”, disse João Carlos de Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo.

O evento foi organizado pela FCC (Federação Catarinense de Ciclismo) com apoio da Fundação Municipal de Esportes.
Sair da versão mobile