Click Camboriú Diversão Variedades 4ª Edição da Cãominhada de BC acontece neste domingo (27)

4ª Edição da Cãominhada de BC acontece neste domingo (27)

Foto: Silvia Bomm / Divulgação
Foto: Silvia Bomm / Divulgação
Foto: Silvia Bomm / Divulgação

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur), com apoio de um grupo de voluntários, promove no próximo domingo (27) a 4ª edição da Cãominhada, conforme lei municipal (2975/2009) no Calendário Oficial do Município. O vento prevê conscientização da comunidade para que os cães de rua não sejam expostos a sofrimento, para dar proteção a esses animais e ainda promover a segurança e saúde da população. A Cãominhada está prevista para iniciar às 15h na Praça Almirante Tamandaré com desfiles, concurso e sorteios de brindes e logo depois a marcha canina pelas ruas do centro. As inscrições são realizadas momentos antes do evento, no local.

Conforme explica o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a Cãominhada tem grande importância, porque destaca itens como a castração dos animais de rua, a denúncia de maus tratos, a promoção da vacinação dos animais, o adestramento, o recolhimento de dejetos dos cães das vias públicas, a obrigatoriedade do uso de focinheiras por animais de grande porte, a proibição dos animais em locais como praias e ainda a arrecadação para trabalhos voltados à proteção e/ou adestramento de cães guia.

“É necessária a participação da comunidade, para que nossos animais não sejam vítimas de abandono, doenças e maus tratos, tampouco exponham moradores e turistas a riscos. Por isso, destaco o trabalho das organizações não governamentais da cidade e região e também dos protetores e voluntários, que não medem esforços para cuidar desses animais”, analisou convidando todos a participarem do evento, que é gratuito.

A Cãominhada terá primeiro o desfile de cães adotados, com sorteio de brindes aos participantes cedidos pelas empresas Royal Canin e Chef di Animale. Na sequência, serão coroados a Miss Dog Balneário Camboriú 2014, a Miss Dog Simpatia BC 2014 e o Mister Dog BC 2014. Os vencedores, escolhidos por jurados selecionados pela organização terão troféus e brindes e ainda receberão coroa e faixa do título conquistado. Assim que finalizar essa etapa, todos estarão convidados a levar seus cães para um passeio pela Avenida Atlântica até a Avenida Alvin Bauer, e retornando à praça pela Avenida Brasil, numa grande ”Cãominhada”. Quem não tiver um cãozinho, também é convidado a participar para reforçar a conscientização do evento.

A voluntária Heloísa Knabben Gaertner, responsável pela organização, explicou sobre a necessidade de todos entenderem que é necessário ”fazer a diferença”, inclusive, esse é o lema desta edição. “Ao denunciar irregularidades, ou na ajuda em cuidados aos animais recolhidos, auxiliando nas doações e em tantas outras iniciativas, é possível não apenas repassar o problema para terceiros, mas ajudar a resolvê-lo. Nosso maior obstáculo hoje é a quantidade de animais soltos nas ruas dos bairros, onde até bichos que tem donos não ficam em terrenos fechados, mas nas vias públicas”, analisou.

Sair da versão mobile