Click Camboriú Diversão Arte e Cultura Muros do Bairro da Barra estão ganhando painéis

Muros do Bairro da Barra estão ganhando painéis

O projeto pretende fomentar um circuito artístico no bairro

Divulgação
Barra Cultural Silvana de Castro 23 03 2018 38
Divulgação

Símbolos do Bairro da Barra vão enfeitar os muros da localidade que é considerada o centro histórico de Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira (23), artistas plásticos e voluntários iniciaram a pintura de painéis no muro da Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd. A atividade, intitulada “Meu Muro, Nossa História”, faz parte do projeto Barra Cultural, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). Iniciativa do coletivo Peixaria Cultural, o projeto pretende fomentar um circuito artístico no bairro.

De acordo com o proponente do projeto na LIC, Douglas Gomes dos Santos, a ideia é colocar nas ruas elementos da cultura local. Um dos painéis que vai enfeitar o muro da escola está sendo pintado pelas artistas Elis Teixeira e Paloma Her, ambas moradoras da Barra, com a ajuda de voluntários. No desenho que elas criaram como base, constam pássaros da Mata Atlântica, batera a remo (barco) e outros elementos que identificam o lugar. “Participar da atividade representa o amor que eu tenho pela minha história de vida na Barra. Aqui estão as raízes nativas da cidade. Utilizo na minha arte tudo o que tenho de memória afetiva”, contou Elis.

Outros dois muros também serão pintados e vão homenagear moradores do bairro. Além de Elis e Paloma, o grafiteiro Diant também foi convidado. O trabalho no muro da escola seguirá neste sábado, 24, das 13h às 17h, em forma de mutirão e também estará aberto à participação da comunidade.

Voluntária na ação, a professora de Artes Francieli Tramontini estava pintando tainhas no muro. Mesmo não sendo moradora da Barra, ela tem uma ligação forte com o bairro. “Já trabalhei nesta escola. Conheço bastante o pessoal daqui, venho todos os meses no Sarau da Tainha (evento que ocorre na Praça do Pescador)”, disse Francieli, que também é artista plástica.

Os painéis estão sendo criados com base em uma pesquisa, feita em 2017, que reuniu histórias de antigos moradores e fotos. Em 7 de abril, o projeto Barra Cultural será apresentado no Sarau da Tainha, a partir das 19h, ocasião em que o público será convidado a percorrer as ruas do bairro para conhecer as pinturas.

Sair da versão mobile