- PUBLICIDADE -

Câmara de Itajaí recebe mostra fotográfica sobre a pesca da tainha

A exposição fica no Espaço Cultural do Legislativo até o fim do mês

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

Magru Floriano
O responsável pela exposição, Magru Floriano. Foto: Davi Spuldaro / CVI

De 1º a 31 de agosto, o Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Itajaí abriga a mostra fotográfica “A tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina”. De autoria do acadêmico do curso de História da Univali, Magru Floriano, a exposição é composta por 40 imagens coloridas, no formato 30cmx40cm, impressas em papel fotográfico.

As fotografias são resultado de cinco anos de viagens pelo litoral catarinense, entre São Francisco do Sul e Laguna. De um acervo de mais de três mil imagens, Magru selecionou para a mostra algumas dezenas, que retratam não apenas o peixe na rede, mas todo o contexto que envolve essa tradição das comunidades praieiras de Santa Catarina.

Além das fotografias, a imersão nesta manifestação cultural também possibilitou a produção do livro “Tainha: a tradição da pesca da tainha no litoral de Santa Catarina”, publicado em 2016, por meio da lei de incentivo à cultura.

“O importante na mostra é contribuir para preservar, valorizar e divulgar a cultura popular catarinense. Os próprios pescadores não possuem essa consciência do valor cultural de suas atividades à beira-mar”, ressalta o autor.

A exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O Espaço Cultural fica no primeiro andar da Câmara de Vereadores de Itajaí, em frente ao Plenário.

O autor

Magru Floriano nasceu em Itajaí no ano de 1956. Foi diretor da Casa da Cultura de Itajaí e do curso de Jornalismo da Univali, além de presidente da Academia Itajaiense de Letras (AIL). Na imprensa, atuou como jornalista profissional nas redações de A Nação, Jornal de Itajaí, Diário, A Notícia e Jornal de Santa Catarina. Recentemente, foi colunista político dos jornais Diário da Cidade e Sem Censura. Professor universitário aposentado, hoje faz o sétimo período do curso de História da Univali.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.