Click Camboriú Diversão Arte e Cultura Situação de índios no município é definida em reunião

Situação de índios no município é definida em reunião

Nesta quarta-feira (2), o presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Eduardo Meneghelli Jr. (Torto), e o sub-procurador do município, Bruno Campagnholo, receberam na sede da Fundação Cultural índios representantes da tribo Kaigang de Iraí (RS) e da aldeia Kakanéporã (PR) e o representante da Funai (Fundação nacional do Índio), Antônio Nobre da Silva, para definir a situação dos índios no município. A Prefeitura tenta retirá-los das calçadas e colocá-los em outro local, em virtude da preocupação com as crianças indígenas que transitam nas ruas.

Os representantes discutiram a possibilidade da construção de uma oca para apresentações da cultura indígena, na Praça da Bíblia, local sugerido pelo presidente da Fundação Cultural. Seria um projeto emergencial para a próxima temporada e que posteriormente sofreria os ajustes necessários. Para tanto, ainda serão necessários estudos técnicos para verificar a viabilidade no que se refere a comercialização de artesanato indígena.

Ficou estabelecido nesta reunião, que as comunidades indígenas somente poderão comercializar seu artesanato, possuindo as autorizações necessárias emitidas pela FCBC.

Sair da versão mobile