• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Em cinco dias já choveu 84% do esperado para setembro em BC

Na região, Balneário Camboriú foi a cidade com o maior volume de chuvas

bc chuva edited
Arquivo

Desde o início de setembro, o acumulado de chuva em Balneário Camboriú é de 110 milímetros. O volume é 84% do esperado para todo o mês, informa a Defesa Civil. A média histórica da cidade para o mês de setembro é de 129 milímetros.

Na região, Balneário Camboriú foi a cidade com o maior volume de chuvas. Foram 86,2 mm em Camboriú, 72,8 mm em Itajaí e 94,4 mm em Itapema. “As chuvas não acarretaram maiores problemas pois foram distribuídas, ocorrendo durante várias horas em volumes baixos, em vez de chuvas intensas em curtos períodos. Caso contrário, poderiam causar situações de alagamentos e inundações’’, explica o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) da Epagri, as chuvas em diversas localidades do estado ocorreram devido a um sistema de baixa pressão entre baixos e altos níveis da atmosfera sobre o Sul do Brasil, alcançando uma média estadual de 70% dos volumes de chuva para o mês – 14% a menos que em Balneário Camboriú.

“Em um contexto geral, estamos vindo de uma estiagem. O volume de chuvas afeta de maneira positiva pois temos mais água neste período de tempo seco. Porém, essas mesmas chuvas são possíveis causadoras de alagamentos e deslizamentos”, conclui Fabrício, lembrando que nos últimos meses houve poucas chuvas e o Rio Camboriú chegou a nível emergencial.

A Defesa Civil ressalta a importância de ficar atento aos avisos de curta duração que são emitidos pelos órgãos oficiais, principalmente pelo SMS. Para receber mensagens, basta enviar o número do CEP de sua residência para o número 40199. A mensagem é gratuita.

Click CamboriúClimaEm cinco dias já choveu 84% do esperado para setembro em BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias