• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil de Itajaí lança aplicativo para registro de ocorrências climatológicas

App é colaborativo e permite ao morador compartilhar informações em tempo real sobre alagamentos, ventania, deslizamentos

Divulgação
Divulgação

Itajaí é a primeira cidade do país onde os moradores podem se ajudar durante eventos climatológicos por meio de um aplicativo. A Defesa Civil lançou nesta semana um app colaborativo, que permite ao morador compartilhar informações em tempo real sobre alagamentos, ventania, deslizamentos e queda de árvores. Além disso, eles podem acompanhar pelo celular o nível dos rios e volume de chuvas. O aplicativo gratuito já está disponível com o nome “Defesa Civil Itajaí” para iOS na App Store e para Android na Google Play.

As ocorrências são registradas diretamente no mapa da cidade, inclusive com foto. Cada uma é sinalizada com um ícone diferente. O aplicativo pode ajudar desde o motorista a trocar de rota em caso de ruas alagadas pela maré alta, até o morador de áreas de risco a proteger seus bens e sair de casa durante enchentes. O aplicativo é colaborativo, ou seja, é o usuário quem informa sobre as ocorrências alertando os outros moradores da cidade e a Defesa Civil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nosso objetivo é criar uma rede de informação para auxiliar os itajaienses em situações de risco e desastres naturais. Vamos atualizar o aplicativo de acordo com as necessidades que os usuários forem nos passando pra tornar essa ferramenta cada vez mais eficaz e com a melhor navegação possível” explica o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira. Por enquanto, somente celulares com DDD 47 podem se cadastrar no aplicativo.

COMO UTILIZAR

O primeiro passo é ativar o GPS do seu celular. Em seguida cadastre-se no aplicativo da Defesa Civil clicando em “Quero me Cadastrar”. Para fazer o login clique no ícone + no canto inferior direito e insira o seu número de telefone (com o 9º dígito) e senha. Feito isso você já pode usar o aplicativo e adicionar ocorrências.

CADASTRO DE OCORRÊNCIAS

Para inserir uma ocorrência clique no ícone + no canto inferior direito e faça o login. Na tela irão aparecer 04 opções de ocorrências: alagamento, ventania, deslizamento e queda de árvore. Selecione uma dessas opções e informe onde ela ocorreu: Via Pública, Residência ou Isolada. Feito isso, tire uma foto e clique em enviar. Pronto! Sua ocorrência aparecerá no mapa. As ocorrências e fotos poderão ser filtradas e publicadas de acordo com critérios da Defesa Civil de Itajaí.

GERENCIAMENTO DE CONTA

No canto superior direito da tela inicial, há um ícone com três pontos na vertical, onde você poderá:

* Atualizar o mapa para verificar se existe o cadastro de novas ocorrências
* Alterar seus dados cadastrais
*Efetuar logout

MENU

No canto superior esquerdo, aparecerá um ícone de menu. Selecionando ele listará as opções de:

* Inicial / Mapa de Ocorrências: Mapa com as ocorrências cadastradas
* Boletins: Boletins publicados pela Defesa Civil diariamente
* Telemetria: Informações sobre o nível dos rios com o histórico das últimas horas e pluviômetro, com a quantidade de chuva das últimas horas
* Estação meteorológica: Informações sobre o tempo em Itajaí captadas pela Defesa Civil
* Ouvidoria: Envio de mensagens para a Defesa Civil
*Ajuda: Informações sobre a utilização do aplicativo da Defesa Civil

Click CamboriúClimaDefesa Civil de Itajaí lança aplicativo para registro de ocorrências climatológicas
PUBLICIDADE

Últimas notícias