• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí está em situação de atenção para risco de deslizamentos de terra

Em 24 horas choveu 130 milímetros e foram registradas sete ocorrências de deslizamento

Crédito: Prefeitura de Itajaí
Crédito: Prefeitura de Itajaí

Nas últimas 24 horas choveu 130 milímetros em Itajaí. O volume é quase o esperado para todo o mês de outubro. A grande concentração de chuva em um curto espaço de tempo colocou a cidade em estado de Atenção devido ao risco de deslizamentos. Até o início da tarde desta quarta-feira, 26, sete ocorrências foram registradas.

Na Rua Geremias Caldeira, em Cabeçudas, cinco famílias estão isoladas. Uma equipe da Secretaria de Obras está no local trabalhando na desobstrução da rua. Um trabalho que exige cautela já que a via é estreita e há risco de novos deslizamentos. Na Fazenda, a Rua João Antônio de Oliveira, popularmente conhecida como “atalho”, precisará ser interditada devido ao risco de mais deslizamentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Também foram registrados escorregamentos de terra na Fazenda nas ruas Venezuela e Deputado Francisco Evaristo Canziane (Morro do Parque da Atalaia), em Cabeçudas na Rua Tereza Francisca Pereira, na Vila da Paz aos fundos do presídio e em Espinheiros. Houve alagamento no CEI Rosete Palmeira, na Fazenda, e apenas uma turma de crianças está tendo aula. Também entrou um pouco de água nas escolas Edy Vieira, em Salseiros, e Ariribá, na Praia Brava, mas as aulas não precisaram ser suspensas.

Nesta quarta-feira, 26, permanece a condição de tempo encoberto com chuva em todas as regiões de SC. Com a formação e avanço de uma nova frente fria ainda há risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h), no período da tarde e noite sobretudo no Oeste, Meio Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

As condições de chuva permanecerão até a madrugada de quinta-feira. No decorrer deste dia o tempo melhorará com a presença do sol. Para sexta-feira, sábado e domingo teremos sol com poucas/algumas nuvens. No domingo maior presença da nebulosidade. Alguma chance de chuvisco bem isolado no domingo à noite, devido a circulação marítima.

A partir de quinta-feira a temperatura começará a cair. Faz frio, principalmente na sexta-feira e sábado com mínimas entre 10/12°C e máximas entre 21/23°C. No domingo a temperatura ficará entre 14/23°C.

Mar agitado e ressaca

Na quinta-feira, sexta-feira e sábado (26, 27 e 28/10) o vento de sul intenso e persistente deixa o mar muito agitado a grosso com ondas altas com picos de 3 a 5 metros trazendo risco para atividades de navegação e pesca no Litoral de SC. A condição adversa de mar está associada à intensificação de áreas de baixa pressão formando um ciclone extratropical na quarta-feira, ligado a uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil entre quarta e quinta-feira.

O mar agitado a grosso traz risco de ressaca na área costeira catarinense, especialmente ao sul de Itajaí. Na cidade os picos de maré alta irão ultrapassar 1 metro o que deve causar alagamentos nas regiões ribeirinhas. Os horários de maré alta serão na quinta-feira (27), às 12h27 com um metro, na sexta-feira (28) à meia noite e 13h04 também com um metro e no sábado (29) às 00h53 e 13h42 com 1,1 m.

Fonte: Epagri/Ciram e LabClima Univali

Click CamboriúClimaItajaí está em situação de atenção para risco de deslizamentos de terra
PUBLICIDADE

Últimas notícias