Click Camboriú Clima Nível dos rios já está voltando ao normal

Nível dos rios já está voltando ao normal

Os últimos dias foram marcados por uma condição adversa de tempo em Santa Catarina, devido a formação de um sistema de baixa pressão, associado a uma frente fria. Esse sistema se formou com forte intensidade, provocando chuva intensa, temporais com muitos raios, ventos de mais de 100km/h, granizo e acumulados de chuva que superaram os valores esperados para o mês inteiro de agosto em apenas 79h, na maioria das regiões. Os maiores acumulados de chuva ocorreram nas regiões da Grande Florianópolis, Planalto Sul e no Litoral Sul, como o previsto, com acumulados acima de 100mm em praticamente todos os municípios. Por outro lado, a chuva foi intensa também no norte do estado, onde se esperava valores mais baixos, resultando em significativa elevação do nível do rios ao longo de todo o litoral e também no Vale do Itajaí, com alagamentos e transtornos.

Segundo o boletim metereológico da Defesa Civil a previsão do tempo para esta quinta-feira (11) é de nebulosidade variável com períodos de sol e possibilidade de chuva ocasional e isolada com maior chance na manhã. Nesta sexta-feira e sábado (12 e 13) teremos tempo firme com presença de sol em todo estado. Temperatura mais elevada, vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

A agitação marítima aumenta muito no litoral catarinense no decorrer desta quinta feira, com picos de onda 3 a 4 m ao sul de Florianópolis, se estendendo para todo o litoral na quinta, com risco de ressaca. A condição é de melhora gradativa na condição do tempo nas próximas 12h, mas o escoamento da água dos rios pode ser dificultado pelo mar muito agitado e a maré alta.

De acordo com a Marinha do Brasil, esperam-se para hoje e amanhã vagas de sudeste entre 3 e 4 metros, com ressaca, na região de Itajaí, o que deve manter a barra fechada. Apenas amanhã novas analises da Autoridade Marítima deverá permitir a retomada do tráfego na Zona de Praticagem.

A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.

Sair da versão mobile