Click Camboriú Blogs Olho Crítico Parque Zoobotânico de Brusque está em estado de abandono

Parque Zoobotânico de Brusque está em estado de abandono

Imagem4215
Parque Zoobotânico de Brusque

Há uma década não passava pelo local. A última vez foi em 2001. Na época o local estava conservado. Claro, existiam alguns problemas, mas não como os que eu vi no início do mês. Ao chegar ao local é possível sentir um odor fortíssimo, muito diferente dos zoos que estão tendo manutenção adequada; calçadas que eram brancas estão verdes de limo, tendo em vista que o local é íngrime as calçadas se tornam escorregadias, o risco de quedas é eminente, sem falar que está repleta de buracos, colocando em risco os visitantes; a lagoa dos jacarés está apenas com uma lâmina de água; paredes das jaulas dos animais estão com infiltrações e precisando de pintura; o teleférico que era um ponto atrativo está desativado há anos; o serpentário está praticamente vazio.

Lagoa dos Jacarés

O Parque Zoobotânico de Brusque foi inaugurado em 1992, com o objetivo de proporcionar aos visitantes conhecerem diversas espécies de animais e a natureza em geral, o parque funciona também como laboratório de reprodução de várias espécies, um local muito bonito quando inaugurado, local este que vi ser construído, e hoje se encontrar em um estado de abandono, pela falta de investimentos dos administradores públicos, que não se interessam pela manutenção de seus parques ambientais e zoológicos.

Área das antas

Um verdadeiro descaso por parte dos Poderes Executivos (Municipal, Estadual e Federal) que não se comprometem com o meio ambiente, mas principalmente do municipal que poderia reivindicar verbas para melhorias aos demais e não o faz ou não as aplica como deveria. Gostaria de saber onde é investido o valo arrecadado pelo Zoobotânico de Brusque, através dos ingressos (R$ 5,00), o valor doado por inúmeras empresas, inclusive os repasse de verbas Municipais, Estaduais e Federais que o parque recebe.

Ararajuba

Apesar de todos os problemas existentes no parque, o passeio é compensado pelos belíssimos animais (Tucano, Ararajuba, Pavão e outros) , inclusive alguns até engraçados (macaco Pelé).
Não posso deixar de destacar um ponto muito positivo no parque, que foi a motivação e a receptividade dos poucos funcionários que estavam no parque, funcionários estes que no limite de suas forças estão tentando manter o local que tem uma grande área, no total 120.000 m² de fauna e flora nativas e exóticas da Mata Atlântica. São mais de 450 animais de 135 espécies de plantas.

Sair da versão mobile