• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Criminalidade em Balneário Camboriú

Nos últimos anos estamos acompanhando uma crescente onda de criminalidade, não somente em Balneário Camboriú, mas em todo o Brasil. Claro que devemos destacar que o aumento de criminalidade se dá devido ao baixo nível de educação e oportunidades, não posso discordar que os dois fatores tenham a ver com o auto índice de criminalidade. Mas na minha visão o principal motivo é outro, e muito mais grave.

Atualmente, com o auto índice de crimes, duas classes estão lucrando, e muito: a segurança privada legal e a ilegal. A segurança privada legal é constituída por empresas prestadoras de serviço com segurança física e monitoramento de alarmes e imagens, como por exemplo a Casvig e Orsegups, ambas da família Berger (Prefeito de Florianópolis). Temos também empresas que fabricam os equipamentos como alarme, câmeras, cercas elétricas, entre outros. Muitas destas no Brasil pertencem a políticos, policiais ou pessoas ligadas a eles.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outro ponto é a segurança ilegal feita por policiais, sejam Militares, Civis ou de outra corporação. Ilegal por dois motivos: primeiro o estatuto de ambas as corporações, proíbem tal prática. Vou utilizar como exemplo o estatuto da Policia Civil de Santa Catarina Art.168 – Ao policial civil é vedado exercer qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada, exceto: I – o magistério; II – o desempenho de atividades como membro de órgão de deliberação coletiva. O estatuto da Polícia Militar descreve o mesmo texto, assim como o da Polcia Federal e Poliícia Rodoviária Federal.

O segundo, é que para exercer a função de vigilante (segurança patrimonial), é necessário passar por um curso de capacitação, que é fiscalizado pela Polícia Federal, e geralmente nenhum policial possui. Isso sem comentar qu,e mesmo com o curso, o vigilante só pode estar armado se for contratado por uma empresa que deve estar devidamente cadastrada na Polícia Federal. Geralmente estas empresas pertencem a políticos, policiais ou pessoas ligadas a eles, raras vezes um simples mortal consegue atender todos os requisitos.

Devo ressaltar que nossos policiais principalmente os lotados na Polícia Militar e Civil, possuem uma remuneração baixa se comparada aos demais cargos públicos, porém ela é bem elevada se comparada com os cargos de empresas privadas, em média um policial militar em início de carreira ganha R$ 1.943,00 (segundo o ultimo concurso http://www.concursosolucao.com.br/editais/PM_1858_SC_10.pdf).

A prática de policiais efetuando serviço de segurança particular é ilegal. O estranho é os órgãos competentes como a Policia Federal, Ministério Público e a própria corporação não fiscalizarem. Basta dar uma simples volta em Balneário Camboriú para vermos policiais militares desempenhando tais funções. Basta ir aos shoppings, hipermercados, mercados, lotéricas, postos de combustíveis, casas noturnas, lojas, entre outros. Tempos atrás muitos trabalhavam nos Bingos, que hoje estão proibidos.

Com a descrição acima o que é mais viável para policiais e políticos, dar jeito na criminalidade ou deixar como está e lucrar milhões?

Vale ressaltar que dentro da polícia e na política existem muitas pessoas honestas que desempenham suas funções de forma exemplar, e por isso em alguns casos chegam a ser coagidas para não mais trabalharem, em Balneário Camboriu temos alguns exemplos de policiais exemplares que foram afastados, colocados em serviços administrativos e alguns até presos, pois estavam atrapalhando algumas “pessoas” que lucravam com o crime.

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim Gabriel, o medo é a melhor forma de lucrar e é por isso que as religiões estão todas ricas no mundo inteiro.
    “Você vai pro inferno se não pagar o dizimo!!!”

    Entende?

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoCriminalidade em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias