Click Camboriú Blogs Itajaí em Pauta Pesquisa para intenção de votos para deputado estadual atribuída ao Instituto da...

Pesquisa para intenção de votos para deputado estadual atribuída ao Instituto da Univali é falsa

"100% fake!", garantiu o reitor da universidade

Divulgação
pesquisa fake
Divulgação

Às vésperas das eleições, difundiram mais uma fake news em Itajaí sobre uma pesquisa da Univali. O arquivo divulgado em formato PDF e com a logo do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali traz 12 páginas de uma extensa amostra com dados detalhados sobre o perfil dos eleitores itajaienses e também do suposto percentual de cada postulante, dando larga vantagem ao candidato Thiago Morastoni (MDB).

Ocorre que o Instituto de Pesquisas da Univali IPS foi fechado, desde que a nova gestão assumiu a universidade. Agora, estão usando o nome da instituição para tentar confundir eleitores.

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) já divulgou um comunicado em seu site e redes sociais em que a Fundação Univali esclarece que não realizou nenhuma pesquisa eleitoral por meio do já extinto Instituto de Pesquisas Sociais (IPS). “Portanto, quaisquer documentos que estejam sendo veiculados em redes sociais com a identidade visual do ex-instituto são falsos”, frisa a nota da instituição.

À noite, a candidata a deputada estadual de Itajaí Anna Carolina denunciou a pesquisa fraudulenta à Polícia Federal e ao Cartório Eleitoral de Itajaí. No registro da ocorrência à Polícia Federal e à Justiça Eleitoral, a candidata informou os números de vários terminais telefônicos que repassaram a pesquisa fraudulenta.

A divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas constitui crime, previsto no artigo 33 parágrafo quarto da Lei 9.504/97. A punição para o crime é de detenção de seis meses a um ano e multa de 50 a 100 mil UFIRs (Unidade de Referência Fiscal).

Sair da versão mobile