Click Camboriú Blogs Direito do Consumidor Segure o seu bolso II – a conta vem aí

Segure o seu bolso II – a conta vem aí

ImpostoA União está com as finanças arruinadas. Estados, a beira da falência, alguns já falidos, sem dinheiro até para pagar o funcionalismo, a exemplo do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os municípios vivem em peregrinação à Brasília, de pires na mão pedindo por verba.

Investimentos para melhorar a vida do cidadão nem pensar.

Foi renegociada a dívida dos Estados com o governo federal. Foi concedida uma suspensão temporária da dívida, os prazos para pagamentos alongados, e os juros reduzidos.

Tem um problema, quer dizer, mais um. O governo federal está na lona, não tem recursos para suportar o benefício concedido com a renegociação.

O poder público não produz nada, não gera riqueza. Quem produz é o contribuinte. O governo federal tem duas formas de bancar a atual situação: 1- Fabricar dinheiro, emitindo moeda. A conseqüência é a desvalorização do real e aumento da inflação, que está alta; 2- Aumentar impostos, que já são insuportáveis e impedem o crescimento econômico.

Não existe solução mágica. Adivinha quem vai pagar essa conta?

Anézio Telles Neto, advogado, Presidente do Instituto Sul Brasileiro de Defesa do Consumidor – INSULCON – www.insulcon.org.br

Sair da versão mobile