Click Camboriú Blogs BC Acontece Programa Escola Sem Partido foi discutido em audiência pública na câmara de...

Programa Escola Sem Partido foi discutido em audiência pública na câmara de BC

Lideranças de movimentos homossexuais e de partidos socialistas criticaram o projeto que tramita no legislativo

Charles Camargo / Divulgação
audiencia publica escola sem partido
Charles Camargo / Divulgação

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizou na noite desta segunda-feira (09), uma audiência pública para discutir o conceito estabelecido nas proposições referentes ao Programa Escola Sem Partido, que vêm sendo apresentadas em vários estados e municípios brasileiros, bem como em nível federal. O evento foi organizado pelo gabinete do vereador Joceli Nazari (PPS).

Além de Joceli, a mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Roberto Souza Junior (PMDB); pela secretária de Educação de Balneário Camboriú, Rosângela Percegona Borba; pela ex-secretária de Educação do município e presidente do PPS Mulher, Denise Leite; pela conselheira tutelar e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Balneário Camboriú, Huanita Radke Carolo; pela ex-vereadora e professora universitária Marisa Zanoni Fernandes (PT); pela conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Reti Jane Popelier; pelo representante da Associação Catarinense de Advogados pela Democracia (ACAD), Luiz Fernando Ozawa (PSOL); e pelo representante da Comissão de Direitos Humanos da subseção da OAB de Balneário Camboriú, Alex Coimbra.

Compareceram à audiência os vereadores André Meirinho (PP), Gelson Rodrigues (PSB), Lucas Gotardo (PSB) e Omar Tomalih (PSB), além da comunidade.

Debate

Por cerca de duas horas, professores, lideranças de movimentos homossexuais e de partidos socialistas, criticaram o projeto que tramita no legislativo.

O projeto, que foi duramente criticado e chamado de “lei da mordaça”, sustenta que professores não possam defender apenas seu ponto de vista em sala de aula, e sim todos os pontos de vistas majoritários sobre assuntos como política, cultura e economia.

A secretária de educação, Rosângela Borba, que representou o governo, e a Dra. Reti Jane Popelier que representou a Subseção da OAB de Balneário Camboriú, alinharam seus discursos com lideranças socialistas como Luiz Fernando Osawa, presidente do PSOL e Mariza Zanoni, ex-vereadora pelo PT.

Estiveram presentes pouco mais de 50 pessoas na audiência pública, que aconteceu sem a presença do vereador Leonardo Piruka (PP), proponente do projeto de lei, que não pôde comparecer, segundo ele, devido a outros compromissos agendados anteriormente à divulgação da audiência.

Sair da versão mobile