O INSS encontrou um terreno municipal que atende aos seus interesses para a construção de sua nova sede em Balneário Camboriú. A área foi oferecida pela Prefeitura, e as tratativas para viabilizar o projeto seguem em andamento. O próximo passo será avaliar os custos e os projetos de construção, conforme informações da Procuradoria Jurídica do Município.
Essa negociação surge a partir de um impasse envolvendo o Posto de Saúde Central, que ocupa um terreno de propriedade do INSS desde a década de 1980. O INSS havia requisitado judicialmente a área em 2015, e, após uma decisão desfavorável ao município em 2022, a Justiça estabeleceu um prazo até dezembro de 2024 para o cumprimento da sentença, o que obrigaria a desocupação do terreno.
No entanto, em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Balneário Camboriú garantiu que o posto de saúde permaneceria no local após uma reunião com a presidência nacional do INSS, que confirmou que o posto continuará funcionando na Rua 1500. A negociação atual visa encontrar uma compensação para o INSS e assegurar a permanência do serviço na região.
Agora, as tratativas seguem para viabilizar a construção da nova sede do INSS.