Na noite desta quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros Militar de Itapema foi acionado para atender uma ocorrência de captura de animal no Centro da cidade. Por volta das 21h20, a guarnição do ABTR-132 deslocou-se até a Rua 124, em frente ao número 77, onde moradores relataram a presença de uma cobra em via pública.
Ao chegar no local, os bombeiros constataram que o animal estava abrigado dentro de um cano de água pluvial que atravessava o passeio público. Com uso de técnicas adequadas, a equipe conseguiu capturar o réptil, acomodando-o em uma caixa apropriada para transporte seguro.
Após a captura, fotos do animal foram enviadas a um veterinário e biólogos especializados, que identificaram a espécie como Epicrates, popularmente conhecida como jiboia arco-íris. Embora não seja uma serpente peçonhenta, a presença da jiboia causou preocupação, principalmente porque trata-se de uma espécie não nativa da região de Itapema.
Considerando o risco ecológico que o animal poderia representar ao meio ambiente local, a Polícia Militar Ambiental foi acionada. Posteriormente, a cobra foi recolhida e recebeu o encaminhamento adequado, conforme orientações técnicas, uma vez que sua soltura no habitat natural da região não era recomendada.