• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Santa Catarina bate recorde na abertura de empresas no 1º trimestre de 2025

Com economia aquecida, Santa Catarina abre mais de 83 mil empresas nos três primeiros meses de 2025

PUBLICIDADE

O empreendedorismo catarinense atingiu um novo patamar histórico em 2025. Nos três primeiros meses do ano, o saldo de abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 42.453 novos empreendimentos formalizados — o maior número já registrado desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado (Jucesc).

Em números absolutos, foram 83.541 empresas constituídas e 41.088 extintas entre janeiro e março, o que consolida o saldo positivo e reflete o fortalecimento da economia local, especialmente nos setores de serviços, indústria e comércio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Esses números refletem a força, a coragem e a determinação do nosso povo que é trabalhador. Por isso as coisas aqui dão certo. Além disso, o Governo do Estado investe muito para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizando o Estado, ampliando os investimentos nas estradas, na segurança pública, nos portos e aeroportos. Isso faz a diferença”, destacou o governador Jorginho Mello.

Setores em destaque

Entre os setores que mais impulsionaram o crescimento estão o de transporte e armazenagem, com saldo de 5.943 novos CNPJs, seguido por atividades administrativas (5.298), comércio e reparação de veículos (5.242), construção civil (4.293) e indústria da transformação (4.075).

Segundo o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o cenário favorável estimula a formalização de negócios: “A economia de Santa Catarina está aquecida, o que aumenta a demanda principalmente no setor de serviços. Isso estimula a criação de novos negócios. Ao mesmo tempo, as micro e pequenas empresas têm registrado crescimento das vendas, o que é positivo. Com isso, a geração de empregos avança, garantindo mais oportunidades para os catarinenses”.

MEIs lideram crescimento

A maior parte dos novos registros é composta por Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam 36.200 dos 42.453 CNPJs abertos no trimestre. As empresas limitadas também apresentaram bom desempenho, com saldo de 11.449. Já a categoria de Empresário Individual registrou retração, com saldo negativo de 5.349, em tendência de substituição pelos MEIs.

Os números confirmam Santa Catarina como referência nacional em empreendedorismo e inovação, sustentando sua reputação de estado dinâmico e propício para novos negócios.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosSanta Catarina bate recorde na abertura de empresas no 1º trimestre de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias