Click Camboriú Notícias Emasa lança licitação para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário

Emasa lança licitação para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário

As obras fazem parte da meta em atingir 100% de cobertura na rede coletora de esgotamento do Município

Divulgação

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), lançou nesta quarta-feira, 24.jul.2019, o aviso de licitação para contratação de empresa para execução de Obras de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, referente às obras de: Subestação de Energia Elétrica e Casa de Comando; Rede Coletora de Esgoto Sanitário; Estações de Recalque; Linhas de Recalque de Esgoto; Ligações de Esgoto; e Redes de Drenagem – incluindo o fornecimento de materiais e equipamentos (exceto conjuntos motobombas).

A licitação foi lançada após o Instituto do Meio Ambiente (IMA), conferir no dia 17 de junho, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que inclui três intervenções: implantação do Emissário Pressurizado de Esgoto; Realocação da Subestação de Energia da Estação de Recalque (ER) da 3700; e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES).

Para o diretor Geral da Emasa, Douglas Costa Beber, com essas obras e a construção do emissário na Avenida Atlântica, a cidade viverá um novo momento no Sistema de Esgotamento Sanitário. “Temos ruas com habitações não contempladas com a rede coletora de esgoto em diferentes bairros, porque na época em que a rede foi implantada não existiam, e redes antigas que estão no limite e precisam ser complementadas. E ainda, redes de drenagem que precisam ser corrigidas, e assim deixar de lançar seus efluentes sanitários no sistema pluvial, evitando a poluição dos rios e praias”, completou.

Balneário Camboriú é atualmente a cidade mais saneada de Santa Catarina, com 95% de rede coletora de esgoto, e a execução destas obras, fazem parte da meta em atingir 100% de cobertura na rede coletora de esgotamento do Município, visando evitar a poluição e contaminação das águas. “Temos compromisso com as nossas águas e estamos trabalhando muito com obras complementares, fiscalização, tecnologia e a conscientização de todos, para sermos exemplo em saneamento, com rios e praias limpos”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

Essa licitação será na modalidade Concorrência, do tipo menor preço global, com custo máximo de R$ 7.655.239,95 (sete milhões, seiscentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e trinta e nove reais e noventa e cinco centavos), conforme orçamento estimativo anexo.

A entrega e abertura das propostas para contratação da empresa será no dia 26 de agosto de 2019, às 14h, na sede da Emasa, localizada na 4ª Avenida, 250, Centro. O Edital pode ser conferido no site da Emasa: (modalidade Concorrência).

Emissário Pressurizado

A obra do Emissário Pressurizado de Esgoto Bruto, que irá contribuir com a revitalização do Rio Marambaia, segue o cronograma. Desde o início deste mês, a galeria de drenagem da Avenida Atlântica está sendo preparada com a inspeção e limpeza da tubulação, em fase final. Essa semana, também iniciaram as intervenções nas vias para colocação dos tubos.

O Emissário será feito por dentro da galeria de drenagem da Avenida Atlântica, o que gera menos impacto. Essa nova rede será construída da Rua 2001 (Barra Norte) até a Estação de Recalque da Rua 3700 (Barra Sul – embaixo da ponte do Rio Camboriú), levando toda a contribuição para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Nova Esperança. Será uma rede complementar que irá reduzir significativamente o volume de esgoto da rede atual já defasada, que em determinadas épocas do ano não dá conta da contribuição que chega. Esta obra é projetada para uma demanda que atenda os próximos 30 anos.

Sair da versão mobile