A Defesa Civil de Balneário Camboriú, alerta para uma queda acentuada de temperatura a partir da tarde desta quarta-feira, 2.jul.2019, quando uma massa de ar polar chega à nossa região.
É preciso ter atenção redobrada com a população mais vulnerável, como enfermos, pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Os animais domésticos devem ser abrigados nas noites frias. A Secretaria de Estado da Saúde recomenda manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechado e de grande circulação de pessoas e manter as mãos higienizadas.
Essas recomendações servem para evitar doenças como gripe, resfriado, pneumonia e meningite. Crianças e idosos são mais suscetíveis a elas, que se agravam com a chegada do frio e por isso requerem atenção. A massa de ar frio perde força na segunda-feira.
A coordenadoria municipal da Defesa Civil de Balneário Camboriú atende através do telefone de emergência 199, o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e a Abordagem Social pelo 156.
AVISO METEOROLÓGICO EPAGRI / CIRAM
Atenção: frio intenso em SC
- AVISO – próxima atualização até às 10h do dia 03/07/2019
- Início: 03/07/2019 às 18h
- Fim: 07/06/2019 às 12h
- Regiões: todas.
- Previsão: temperatura mínima próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C (negativo) nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra). No Litoral, mínima de 0°C a 6°C. No período noturno e amanhecer, condição de geada ampla nas áreas do estado. Na noite de sexta-feira, 5.jul.2019, e madrugada de sábado, 6.jul.2019, o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Planalto Sul.
- Sistema: intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil.
Confira a Previsão do tempo:
Inicio de semana com chuva e frio em SC
Terça-feira (02/07):
- Tempo: instável com chuva e trovoadas isoladas em SC, melhorando no decorrer do dia no norte do estado.
- Temperatura: baixa.
- Vento: sudeste a noroeste, fraco a moderado.
- Sistema: frente fria e corrente jato (ventos fortes em altitude) influenciando SC.
Quarta-feira (03/07):
- Tempo: madrugada e manhã comchuva e trovoadas em SC, mais intensa e com maior acumulado (40 a 60 mm) no Oeste e Meio-Oeste. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar a partir do oeste e sul de SC, e na Grande Florianópolis.
- Temperatura: em declínio acentuado, mínima à noite.
- Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes.
- Sistema: uma nova frente fria se desloca rapidamente por SC, seguida de uma intensa massa de ar polar.
Quinta-feira (04/07):
- Tempo: seco e ensolarado em boa parte de SC.
- Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa ao amanhecer nas áreas altas do estado, com formação de geada ampla.
- Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sexta-feira (05/07):
- Tempo: sol com aumento de nuvens em SC.
- Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa ao amanhecer nas áreas altas do estado, com formação de geada ampla. À noite, a temperatura baixa e o aumento da umidade do ar favorece a condição de neve nas áreas altas do Planalto Sul.
- Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes no Litoral.
Sábado (06/07):
- Tempo: mais nuvens na madrugada e sol em todas as regiões, no decorrer do dia.
- Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa ao amanhecer na maioria das regiões, com chance de neve na madrugada nas áreas altas do Planalto Sul. Nas demais regiões, persiste a condição de geada nas áreas altas.
- Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral no início do dia.
TENDÊNCIA de 07 a 16 de julho de 2019
O frio segue intenso até a madrugada de domingo (07/07) com condição de geada ampla nas áreas altas do estado. Depois disso, a massa de ar polar perde força e a temperatura sobre nos próximos dias, mas ainda com condição de geada ao amanhecer na serra catarinense até o dia 10/07. Próximo aos dias 11 e 12/07, aumento de nebulosidade e condição de chuva isolada em SC. Neste período, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o RS.
Meteorologistas (Epagri/Ciram): Gilsânia Cruz e Laura Rodrigues