Click Camboriú Notícias Segurança Pública Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú iniciou treinamentos de 2018

Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú iniciou treinamentos de 2018

Os GMs participaram de palestras sobre biossegurança, Infecções Sexualmente Transmissíveis e primeiros socorros

Divulgação
gm treinamento
Divulgação

Nesta segunda-feira, 26, iniciaram os treinamentos da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Guardas Patrimoniais de Balneário Camboriú, para o ano de 2018. Eles participaram de palestras sobre biossegurança, Infecções Sexualmente Transmissíveis e primeiros socorros. As palestras foram ministradas pela Secretaria de Saúde e SAMU Municipal e aconteceram no Centro Educacional Municipal (CEM) Vereador Santa.

A primeira palestra da manhã, de biossegurança, foi ministrada pela Técnica de Segurança do Trabalho Adriana Apratto Carvalho, que as principais medidas: assepsia, antissepsia, e equipamentos de proteção individual. Segundo Adriana, “Não há nada tão importante e tão urgente que não possa ser feito com segurança”, e para Guardas Municipais, a higiene pessoal e ouso de equipamentos é de extrema importância para manter sua integridade e a dos cidadãos que podem entrar em contato em eventuais ocorrências, principalmente de urgência.

Em seguida, Katia Teresinha Cunha, psicóloga do Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), realizou uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, HPV, hepatite e outras.

“Não há nada tão importante e tão urgente que não possa ser feito com segurança”

A parte da tarde foi focada em atendimentos de primeiros socorros. De acordo com o coordenador do SAMU, Fabiano Bueno, a intenção das aulas é explicar como a Guarda Municipal deve proceder diante de um acidente. “Explicamos a maneira correta de fazer um pré-atendimento, como proceder para acionar o atendimento da Emergência e trabalhamos com ensinamentos práticos de massagem cardiorrespiratória e desobstrução de via aérea, para primeiros socorros”, explicou ele.

O coordenador dos treinamentos, o guarda municipal, Adriano Ramílio, conta que o intuito é preparar a Guarda, os Agentes de Trânsito e Guardas Patrimoniais para os desafios diários. “Nos preocupamos com o estado de saúde deles e da população, por isso é importante saber detectar algumas doenças para um resultado eficiente no trabalho”, falou.

Os setores de Segurança foram divididos em quatro turmas na parte da manhã e da tarde, com as aulas acontecendo no CEM Vereador Santa.

Sair da versão mobile