As lavações das calçadas de Balneário Camboriú, feitas pela equipe noturna da Secretaria de Obras chegam aos bairros. A ação que prioriza regiões com maior circulação de pedestres, estava, desde o início do Governo focada na região Central da cidade, devido à temporada de verão e o alto fluxo de pessoas. Após concluir mais de 16 km de calçadas lavadas e higienizadas no trecho da orla marítima, agora a equipe inicia nos bairros.
Com foco na mobilidade urbana, houve um mapeamento para definir os pontos de maior circulação de pedestres. “Esses pontos serão prioridade. Iniciamos pela orla marítima e àrea Central e agora vamos lavar e higienizar todos os trechos de grande circulação“, falou o secretário de Planejamento e Obras, engenheiro Edson Kratz.
Esta semana a equipe iniciou os trabalhos nos bairros, priorizando a Quinta Avenida, no Bairro dos Municípios. Equipados com enxada, escovão, bastante alvejante e caminhões hidrojatos, os servidores iniciam as tarefas a partir da meia noite, quando o fluxo de veículos e pedestres é reduzido. Limpeza de bocas de lobo, retirada de areia e mato dos meios fios e calçadas; a lavação dos equipamentos públicos como placas, lixeiras, bancos e floreiras; escovação das calçadas com alvejante e, por último, a aplicação de um desinfetante perfumado, são ítens essenciais dessa limpeza urbana noturna.
Pelo cronograma já traçado, a faxina na Quinta Avenida segue até o dia 20 de março, quando a equipe passa a atuar na outra extremidade da cidade, de igual movimentação e importância, que é a Avenida Palestina, no Bairro das Nações. “O trabalho é moroso, já que passamos um pente fino nas calçadas e ruas. Mas após a conclusão vimos a enorme diferença, o que nos traz a satisfação de dever cumprido“, pontua o engenheiro.
O cronograma que será cumprido durante o ano de 2017, contempla todos os locais de grande movimentação de Balneário Camboriú e retorna, já no início da temporada de verão 2017/2018, à região Central. O foco é o pedestre, pois é necessário que a população sinta prazer em caminhar pelas ruas limpas da cidade.
Nos primeiros 60 dias de Governo já foram concluídos trechos como os seis quilômetros de calçada da Praia Central, incluindo a ciclofaixa; o Calçadão da Central – lavado e higienizado duas vezes no período; Praça Almirante Tamandaré; calçadões da Rua 51 e servidão do Cosmos (Rua 1.100) – higienizado três vezes entre janeiro e fevereiro, devido a grande movimentação. A Praça da Bíblia; Avenida Brasil, da Rua 501 à 1500 e as ruas adjacentes à Praia Central. O trecho da orla marítima, entre a Praça Almirante Tamandaré e Rua 2000, também foi lavado mais de uma vez.
“Retiramos toda a areia que a varrição não consegue tirar. Alguns pontos, não só da praia, mas de calçadões das ruas adjacentes estavam bastante encardidos, sendo necessário uma intervenção maior“, pontua o diretor de Drenagem, responsável pela ação, engenheiro Jaildo da Silva.