Click Camboriú Notícias Escolas de BC ganham sistema de aproveitamento da água da chuva

Escolas de BC ganham sistema de aproveitamento da água da chuva

Estrutura foi instalada, por empresa Incubada na Univali, com financiamento do Governo Federal

O C.E.M. Tomaz Francisco Garcia, no Bairro dos Municípios, foi um dos centros educacionais a receber a implementação do sistema. (Google Street View / reprodução)
O C.E.M. Tomaz Francisco Garcia, no Bairro dos Municípios, foi um dos centros educacionais a receber a implementação do sistema. (Google Street View / reprodução)
O C.E.M. Tomaz Francisco Garcia, no Bairro dos Municípios, foi um dos centros educacionais a receber a implantação do sistema. (Google Street View / reprodução)

A Hidravida, empresa integrante da Incubadora Tecnológica Empresarial da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizou a implantação de um novo sistema de armazenamento e aproveitamento de água da chuva nas escolas Tomaz Francisco Garcia, Centro Educacional Municipal Presidente Médici e Caic Ayrton Senna da Silva, todas de Balneário Camboriú. A ação ocorre por meio de financiamento do programa “Escolas Sustentáveis”, do Governo Federal.

O novo sistema é composto por uma estrutura especial de PVC, oca, que capta e armazena a água das chuvas. O líquido captado desce por calhas filtradoras eliminando impurezas e mau cheiro, o que permite uso para descargas, lavagem de calçadas, rega e demais formas que não seja o consumo humano. Os equipamentos de armazenamento são instalados na vertical das construções e geram economia sobre o uso da água tratada.

Com a implantação nas escolas a expectativa é, ainda, incentivar o consumo consciente por parte dos alunos: “Indiretamente estes projetos instalados em escolas, promovem o interesse das crianças em utilizar a água de maneira adequada, prevenindo desperdícios e levando esta consciência para os familiares em casa, formando uma rede e expandido uma cultura mais responsável em relação aos impactos sociais e ambientais”, explica Hamilton Barbosa, sócio da empresa Hidravida.

Ele detalha que, além da implantação do sistema, a empresa tem oferecido, também, palestras e treinamentos sobre o funcionamento do novo modelo de armazenamento e realiza um programa de monitoramento anual da economia no consumo de água: “Pretendemos, também, lançar eventos em escolas e associações para reforçar a importância do uso consciente da água assim como dos cuidados e benefícios agregados”, aponta Barbosa.

Sair da versão mobile