As obras da Bacia de Evolução estão em ritmo acelerado para a conclusão. Os gerentes das diretoriais técnicas e engenheiros da Superintendência do Porto de Itajaí acompanham semanalmente o andamento das intervenções para os novos acessos aquaviários do Complexo Portuário.
As obras iniciaram há 21 meses e, desde então, pode-se presenciar transformações. De acordo com seu cronograma de execução, atualmente 83% das obras estão concluídas e sua previsão de entrega continua estipulada entre os meses de abril e maio.
A Bacia de Evolução encontra-se com quatro faroletes retirados, ao qual foram substituídos por boias de sinalização luminosas mediante aprovação da Marinha. O molhe dos pescadores está com suas obras em fase final. Já o molhe da Marina está em fase de execução de reforço. Os guias correntes no lado do molhe norte (espigões) foram removidos e o molhe norte foi reduzido em sua distância recebendo reforço e redefinição do formato do cabeço.
Para concluir em sua totalidade, as obras da primeira etapa da Bacia de Evolução, ou seja, em 100%, o restante dos 17% que faltam, serão viabilizados através de Aditivo de ordem da Secretaria de Estado da Infraestrutura no valor de R$ 24.997.140,41.
Nesta terça-feira, na sede da Superintendência do Porto de Itajaí, o superintendente Marcelo Werner Salles, recebeu representantes de diversos sindicatos que estão agregados à Autoridade Portuária. Em pauta, uma reunião foi agendada para dar esclarecimentos quanto aos estágios em que se encontram as obras da Bacia de Evolução e sobre a solicitação do Aditivo junto ao Governo do Estado para dar continuidade às obras nesta primeira etapa.
“A Bacia de Evolução segue em ritmo célere, dentro do cronograma que efetivamente a Secretaria de Estado e a empreiteira haviam assumido. Ela tem sua grande importância em relação as cargas que são produzidas e exportadas em Santa Catarina, representando hoje 70% do nosso comércio exterior, que saem aqui pelo Porto de Itajaí, e para a Balança Comercial catarinense tem uma imensa importância, o que é fundamental para que essa obra dê continuidade. Estamos convictos de que isso será sanado possivelmente até o próximo mês”, concluiu o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.