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Falhas na ESTAR (Estacionamento Rotativo)

Recebi a informação que a falta de organização na ESTAR, está prestes a acabar. Funcionários com baixo desempenho nas vendas serão colocados em áreas com baixo fluxo de veículos estacionados. Tal medida será tomada devido a baixa arrecadação. Basta aguardar os próximos dias para ver se realmente a informação procede.

Imagem2137Isso seria muito bem vindo, assim os condutores que estacionam nas vagas do Estacionamento Rotativo não mais precisarão correr atrás dos famosos cartões, que de tão difícil de encontrar, comércios em Balneário Camboriú  já estão cobrando ágil sobre o valor do cartão, um exemplo é o quiosque 14 que o vende por R$ 1,50. Outros comércios na Av. Atlântica chegam a vender até pelo dobro do preço R$ 2,50. Recebi a informação que existem comércios que regulam o preço conforme a cara do cliente.

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Diante de tais informações saí à rua para ver como estava o serviço. A análise foi feita na parte da tarde, período em que as reclamações são mais freqüentes. Reparei que os funcionários trabalham livremente e sem nenhuma fiscalização, presenciei agentes do Estacionamento Rotativo vendendo seus cartões para os comércios, função que não cabe a eles e sim à um funcionário especifico da ESTAR que deveria estar os atendendo, pois os comerciantes que revendem os cartões o compram por R$ 1,125 (Compra direta da ESTAR), o que dá uma margem de lucro de 10% para o comércio. Tal fato deixa claro o motivo que muitos comércios o venderem com ágil de até 100%, a falta de fiscalização é evidente.

Imagem2172No primeiro dia (sexta-feira) percorri da rua 3800 ao Pontal Norte. encontrei ao longo do trajeto apenas sete agentes. Da rua 3800 até a rua 2300 apenas um, da rua 2300 até a Av. Central três agentes numa distância de 150m cada um, outro na altura da rua 1001 e os dois últimos estavam conversando na altura da rua 1301 (foto). O que me leva a crer que quem fez a distribuição do pessoal nada entende de logística, ou os funcionários tinham abandonado seus postos de serviço. No retorno quando passava pelo Quiosque 04 presenciei uma Agente do ESTAR repassando cartões para o Quiosque, nada demais se não fosse dois blocos (20 cartões), e mais fatos semelhantes ao longo do trajeto. Percebi que de cada 10 carros estacionados em média 04 possuíam os cartões. Iutro ponto que chama a atenção e dá a impressão que proprietários de quiosques estão isentos de cartões, pois é raro ver o veículo de um deles com os referidos cartões, e na maioria quando o possuem, a data não bate ou não estão riscados.

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Av. Da Lagoa

Hoje quando passei novamente, foi a mesma distribuição de pessoal, porém não fui até o Pontal Norte. Não eram os mesmos agentes, já que existe um rodízio. Um ponto que me chamou a atenção foi um senhor, que deve estar próximo dos 65 anos, conhecido com o Papai-Noel, que é funcionário da ESTAR. Fiquei admirado com a força de vontade que ele tem de trabalhar anda de um lado para o outro,  entusiasmo que deveria servir de exemplo aos mais novos que ficam escorados pelos bancos ou param na rua 51 para assistirem televisão, aos que hoje estavam em baixo de uma barraca da ESTAR montada na Av. da Lagoa (foto), ou aos que vão para casa dormir, ou em horário de serviço saem para resolver assuntos pessoais, pagarem suas contas, etc, fatos que já presenciei.
Tamanho desânimo dos funcionários se dá por alguns motivos, entre eles o baixo salário, para um município que tem um custo de vida altíssimo. Outro fator é o fantasma do desemprego, pois boatos surgiram que com o último relatório apresentando um prejuízo de R$ 40 mil, alguns funcionários teriam que ser desligados. O outro ponto é comum entre empresas de Balneário Camboriú, já que os funcionários da ESTAR, não são ocupantes de cargos efetivos, muitos estão de olho nos seus FGTS´s e no Seguro-desemprego e por isso estariam apresentando um péssimo desempenho na expectativa de serem demitidos.

Mas vale ressaltar que os fatos mencionados acima não justificam o déficit declarado no valor de R$ 40 mil,  não se justifica pois em um único dia nas redondezas da Igreja Santa Inês, chega a ser vendido cerca de 400 cartões, isso em um único dia e em um único ponto. Imagine se somar o município inteiro. Já que a ESTAR está apresentando um prejuízo desta amplitude, é inexplicável existir pessoas interessadas em sua licitação. Tal déficit seria mais uma jogada para que a empresa fosse repassada unicamente para uma empresa? Os próximos dias se dará a resposta.

12 COMENTÁRIOS

  1. Isso realmente é um problema muito sério.

    Por sinal gostaria de saber se procede a informação de que caso algum carro seja furtado no estacionamento a empresa iria restaurar o valor do veículo, afinal, algum motivo de haver esta cobrança deve existir, inclusive uma garantia, pois é OBRIGATÓRIO o pagamento do estacionamento da ESTAR…
    Gostaria de saber se o dinheiro arrecadado é repassado para a manutenção das vias…

  2. Realmente a questão dos funcionários é complicado. Lembro que algum tempo atrás eles andavam com roupas velhas e pochetes costuradas. Embora estejam mais apresentáveis com o novo uniforme, as condições ainda não melhoraram, como o salário e apoio durante o trabalho.
    Outra questão é que não tem agente de trânsito suficiente para fiscalizar o uso do cartão, sendo que o monitor hoje apenas vende o cartão, ganhando uma ridícula comissão de 5%, enquanto o comércio ganha 10% e ainda aumentam o preço, configurando inclusive em crime.

  3. Na boa… alguma coisa relacionada a transito funciona nessa cidade? eu já acho um absurdo uma cidade como essa não ter ao menos os sinaleiros sincronizados… é óbvio que o setor de transito dessa cidade ainda mama nas falhas do sistema.

  4. Ta certo.
    Não está funcionando como deveria, mas espera aí, todo mundó só sabe reclamar… e quais as soluções?

  5. Não é a população que tem que dar as soluções e sim a prefeitura. Se grande parte está insatisfeita, algo esta errado.

  6. Assim fica muito facil né.
    Só reclamar e dizer que a culpa é dos outros.

    As maiores mudancas que ocorreram no mundo, tanto cultural como politicamente, foram por que as pessoas se mobilizaram. E naio porque ficaram que nem idiotas reclamando e esperando que alguem fizesse algo por eles.

  7. Concordo com Rodrigo!
    Pera ai tb né Jean, quem tá ganhando pra cuidar disso?!! Chega desse discurso “só sabem reclamar”! Concordo que devemos é saber cobrar e vir em veículos como esse e apresentar nossas críticas! Discurso hipócrita esse de “vcs só sabem reclamar”… Você já experimentou levar alguma solução até a Câmara? Já deram ouvidos quando não há cinegrafista atrás de vc?

  8. É evidente que o atual sistema não está funcionando como deveria. A solução seria a contratação de funcionários efetivos ou a provatização do estacionamento.

  9. Nossa, mas serviu tão bem assim o chapéu Exmo Sr. Jean?
    Eu falei que o DISCURSO é hipócrita…
    Leia direito otário!

  10. Somos obrigados a pagar o estacionamento, quando baterem em nossos carros como fica, alem de pagar o estacionamento, somos obrigados a ser responsáveis pela despesa dos arranhões, batidas, etc. A fiscalização somente é para cobrar e multar os carros que não tem cartão. Seria mais viável pagar um estacionamento qualquer em vez do ESTAR!!! Já aconteceu de um funcionário da ESTAR presenciar uma pessoa batendo no meu carro ao estacionar e simplesmente não fez nada, nem chamar a policia. Pagamos impostos e ainda somos obrigados a pagar um estacionamento rotativo que não tem segurança nenhuma, nem beneficio para Cidade, pois provavelmente não utilizarão o dinheiro para arrumar as ruas, não deixar que as ruas alaguem, apenas querem ganhar e ganhar.
    Para quem fica uma hora, duas horas ainda vai, mais para os que trabalham o dia inteiro, ter que ficar pagando e trocando o carro a cada duas horas, será o que eles vão inventar para cobrar da próxima vez?

    • parabéns Leonardo tudo que vc falou é a mais pura verdade, esse bando imundo só pensa em ganhar dinheiro. parabéns mesmo pelo seu comentário. faço das suas, as minhas palavras.

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