• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Canil de Itajaí coloca para adoção quase 200 animais neste domingo, 22

Os adultos já saem castrados e os filhotes poderão ser castrados mais tarde gratuitamente

canil itajai cachorro
Marcos Porto / Divulgação

A aposentada Cecília Silva, 58 anos, já adotou três gatinhos na Unidade de Atendimento Provisório de Animais (canil) de Itajaí, mas não resistiu quando uma pequena cachorrinha se enroscou em suas pernas durante uma visita ao local. Potira ou Poti, como carinhosamente é chamada, hoje está com oito meses e é a alegria da moradora do bairro Fazenda.

Eu tinha levado um dos gatos que adotei para castrar no canil e, enquanto esperava, saíram uns dez filhotes por uma porta. A Poti grudou na minha perna e não tive coragem de deixá-la ali. Me apaixonei”, conta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além da cachorrinha, a aposentada cuida de oito gatos e mais dois c\ães. Para ela, a adoção precisa ser responsável para que não ocorram novos abandonos. “Eu tenho bastante espaço em casa e todos os meus animais são bem tratados, mas tem gente que pega porque é filhote e depois abandona”, comenta.

O casal de Balneário Piçarras, Sílvio Stefen, 43, e Thalyssa Belarmino, 19, também sabe a importância da adoção responsável. Por isso, foi até o canil de Itajaí e escolheu uma cachorrinha de dois anos, que tem o perfil ideal para se adaptar à família. “Já adotei antes duas cadelinhas e agora escolhemos mais uma. Como temos crianças pequenas, tinha que ser um cachorro dócil e adulto”, conta Sílvio.

Para ele, a adoção é uma forma de tirar mais bichinhos das ruas. “A gente até poderia comprar um cachorro, mas a intenção é ajudar e, com certeza, vamos cuidar sempre”, relata. A nova amiguinha da família ainda não tem nome, porque antes vai receber banho e muitos mimos em um pet shop.

A professora Andrea Marçaneiro, 38, decidiu dar um amiguinho novo para a filha Beatriz, de quatro anos. As duas foram até o canil na Itapaiva e escolheram um gatinho para levar para casa. “A minha filha queria muito um amiguinho e como a gente mora em apartamento ter um cachorro ia ficar difícil, então escolhemos um gatinho. Ele ainda está assustado, mas vai ganhar muito amor”, conta após a adoção.

Campanha de doação

Apesar da boa ação de Cecília, Sílvio, Thalyssa, Andrea e Beatriz, a chegada de novos cães e gatos no canil de Itajaí continua sendo maior que o número de adoções. Em dezembro de 2016, foram doados 37 animais, porém chegaram ao local outros 60 – a maioria abandonado.

Para estimular esses números, a unidade promove neste domingo, 22, mais uma campanha de doação. O atendimento será das 10h às 16h e para adotar é necessário comparecer ao local com comprovante de residência e documento de identidade.

Serão colocados para adoção quase 200 animais, entre cães e gatos. Os adultos já saem castrados e os filhotes poderão ser castrados mais tarde, conforme preconização do Ministério da Saúde para diminuir a população de rua, gratuitamente. O canil funciona em domingos alternados, além de atender também durante a semana das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A unidade fica na Rua Manoel Bernardes, s/n, bairro Itaipava.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaCanil de Itajaí coloca para adoção quase 200 animais neste domingo, 22
PUBLICIDADE

Últimas notícias