• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Domingo é dia de adotar um amigo de quatro patas, em Itajaí

Canil Municipal vai estar aberto à comunidade

(Divulgação)
(Divulgação)

Alguns são guardiões. Outros, só querem saber de brincar. Mas, todos são companheiros fiéis. E esperam por alguém que os adote com responsabilidade e lhes dê carinho, cuidado e atenção.

Cerca de 140 animais, entre cães e gatos, esperam por um lar na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA). E para quem não pode ir ao local durante a semana, a chance é neste domingo (15), dia de adoção no Canil Municipal de Itajaí, que estará aberto à visitação da comunidade das 10 às 16 horas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Todos os pets do Canil são castrados, vermifugados e vacinados. A única tarefa para quem fizer a adoção, além de garantir os cuidados básicos com comida, água e higienização, é oferecer muito amor e carinho. Para adotar um bichinho é necessário levar identidade, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

A Unidade abre em domingos alternados para incentivar a adoção dos animais. Durante a semana, de segunda à sexta-feira, o espaço também é aberto para adoções das 08h às 12h e das 13h às 16h30.

O Canil Municipal fica localizado na Rua Manuel Bernardes, s/nº, com acesso pela Rodovia Antonio Heil, na Itaipava.

Por que adotar um bichinho?

– Mesmo com o grande número de ONGs e entidades protetoras dos animais, o problema do abandono é grande. Ao adotar um cão você estará contribuindo para a diminuição do problema.

– Pesquisas relevam que ter um animalzinho em casa afasta a depressão e deixa o ambiente mais positivo para toda a família.

– Para as crianças, o contato constante com o cão pode ajudá-las a controlar impulsos e a lidar com as dificuldades da vida, aprendendo situações como o nascimento, reprodução e até a morte (fases pelas quais passam os pets).

Canil: limitado e provisório

A Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA), popularmente denominada Canil Municipal, como o seu próprio nome diz, é um local destinado a receber temporariamente os animais, até que estejam aptos para adoção e encontrem um novo lar.

No entanto, por questões de limitação física, o Canil não tem como abrigar todos os cães e gatos abandonados. Existem alguns critérios para os animais serem acolhidos no Canil Municipal e o recolhimento não é feito na porta da unidade. “Apenas são recolhidas e trazidas para a unidade as fêmeas gestantes, fêmeas com filhotes, animais agressores, que estão doentes ou machucados”, explica Andréia Diedrich dos Portos, Médica Veterinária do Canil.

Ela ressalta que, caso um cidadão esteja interessado em ajudar algum animal abandonado, a orientação é para que primeiramente entre em contato no telefone do Canil, (47) 9106-6371.

Mas, em caso de animais adultos e saudáveis, porém, abandonados, como a unidade não tem condições de receber mais animais do que a sua capacidade física comporta, eles passam por um processo que gera um protocolo e a equipe de recolhimento vai até o local e verifica a situação, em busca da localização do seu dono. “Por isso é tão importante que as pessoas se conscientizem de que a adoção de um animal exige respnsabilidade“, completa a secretária de Saúde, Rachel Marchetti.

Click CamboriúVida e EstiloPets & ciaDomingo é dia de adotar um amigo de quatro patas, em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias