• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Turistas argentinos prolongam a temporada em Balneário Camboriú

Muitas demissões de trabalhadores temporários foram adiadas, em função do grande número de turistas nas ruas

(Silvia Bomm / Divulgação)
(Silvia Bomm / Divulgação)

A estação mais quente do ano tem mais um mês no calendário, e efetivamente, a temporada de férias já terminou para muitas cidades do litoral. Mas, contrariando expectativas, em Balneário Camboriú muitos turistas estão prolongando a permanência, mantendo aquecidos alguns setores do comércio e também a locação de imóveis.

Conforme explica a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), Eliane Colla, muitas demissões de trabalhadores temporários foram adiadas, em função do grande número de turistas nas ruas, principalmente argentinos. “Há três setores que se mantém em alta, com bom giro financeiro. O de alimentação, presentes e de confecções continuam no auge, pois são os ligados diretamente aos turistas“, avalia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A CDL realizou recentemente pesquisa, a qual aponta diferentes resultados para os setores econômicos da cidade. “O Brasil está passando por uma situação econômica difícil, mas percebemos que, conforme o público, temos altos e baixos. No setor de papelaria, por exemplo, janeiro e fevereiro estão com vendas muito boas, pois é o período pré-escolar. Mas nesse setor também há um acréscimo de vendas em relação ao mesmo período de 2015“. A presidente ainda destaca que, apesar da crise econômica nacional, o ramo supermercadista da cidade não tem o que reclamar.

Motivação no ramo imobiliário

Se no comércio e na hotelaria, como noticiado no início do mês, a permanência do turista argentino em Balneário Camboriú ainda é comemorada, no setor de imóveis igualmente há uma surpresa agradável. Segundo a Delegada Regional Leste do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 11ª Região/SC, Fabiane Schlindwein, o retorno dos turistas argentinos, que compareceram em massa no litoral, provocou além da locação, também a venda de imóveis.

Pode-se dizer que esta temporada tem sido surpreendente. Não exatamente pelo mercado brasileiro, mas pelo retorno do argentino. A troca na presidência argentina trouxe mudanças econômicas que permitiram a volta do poder de compra perante a nossa moeda, o Real. Isso trouxe de volta o interesse em não somente veranear em nossas praias, mas também em investir na compra de imóveis. Os brasileiros, por sua vez, trocaram as viagens ao exterior pelo litoral brasileiro e, neste caso, Balneário Camboriú foi eleita uma das cidades mais atrativas para este público“, informou ainda.

Mesmo considerando que a temporada geralmente se estenda apenas até o Carnaval, e que aconteceram quedas na procura por imóveis, Fabiane não descarta um movimento maior de brasileiros e argentinos que ainda estão de férias, ou os aposentados, que buscam condições climáticas favoráveis, maior tranquilidade e, acima de tudo, preços de locação baixos.

As dificuldades são resultado de notícias econômicas desfavoráveis. A população brasileira tem procurado economizar o máximo, pedindo descontos ou revendo a quantidade de dias disponíveis para a locação. Para o público internacional, há muitas dúvidas em relação à proliferação do Zika vírus (Vale lembrar que não há casos de pessoas infectadas na cidade com doenças provocadas pelo mosquito aedes aegypty). As histórias envolvendo turistas enganados por falsos corretores também trouxe maior desconfiança. Muitos optaram por buscar por imóveis ao chegar no litoral com medo de serem enganados. Mas, pelo menos neste caso, as imobiliárias credenciadas e comprometidas com a qualidade no atendimento saíram fortalecidas“, declara.

2016 sem crise

Para a delegada do CRECI, 2016 é um ano de muitos desafios. “Não temos como negar que a incerteza sobre o rumo da economia brasileira afetará o comportamento de todos quanto à forma que o dinheiro será investido, tanto na parte de imóveis quanto no comércio em geral. Hoje a realidade de quem tem imóvel é recuperar as perdas financeiras com a alta inflação do último ano, enquanto que para quem deseja adquirir ou alugar um apartamento deseja economizar ao máximo pois, com o crédito escasso, o investimento tem de ser certeiro”. Ela analisa que, neste sentido, a expectativa é que os negócios continuem acontecendo, porém, num ritmo menor que anos anteriores. “Quem souber entender o pensamento do cliente terá grandes chances de passar um 2016 sem crise“.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, os resultados que vem sendo avaliados nos setores econômicos tem se confirmado pela presença de públicos atraídos pelos trabalhos da Sectur e seus parceiros em países do Mercosul. “Nossa expectativa de casa cheia e de temporada ampliada se confirmou. Agora esperamos o turista da Melhor Idade, que vêm principalmente dos países do eixo, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Estaremos na Colômbia na próxima semana, cativar outro público, que entendemos também se apaixonará pela nossa cidade“, complementou.

Click CamboriúTurismoTuristas argentinos prolongam a temporada em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias