• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Deputado Merisio cria projeto de lei para dar transparência ao processo de suspensão da CNH em SC

Projeto prevê alerta aos motoristas antes de suspender a Carteira de Habilitação afim de educar os condutores

Deputado Merisio
Pelo projeto de Merisio, motoristas têm que ser notificados antes de estourar os pontos da CNH. Foto: Guto Kuerten / Agência AL

A proposta do deputado Gelson Merisio (PSD) veio depois que o Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran), anunciou que começou a suspender as carteiras de motorista que atingiram os vinte pontos entre 2012 e 2016. O processo de punição do órgão estava atrasado, o que vai acarretar em meio milhão de carteiras suspendidas em Santa Catarina agora.

O projeto de lei apresentado por Merisio prevê que a punição só possa ser feita no ano em que as multas aconteceram – e não em até cinco anos depois, já que assim, segundo o deputado, a punição perde seu caráter educativo para virar apenas arrecadatório. Se o Detran perder esse prazo, vai ser obrigado a arquivar o processo administrativo contra o condutor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A pontuação foi criada como uma medida pedagógica, para que o motorista tivesse mais cautela na sua conduta ao saber que se aproximava da pontuação máxima. Agora a suspensão está sendo feita de forma arbitrária, sem ter cumprido seu papel – afirma Merisio.

Educar os motoristas

O projeto 0081.7/2017 prevê também que o Detran-SC crie um mecanismo para emitir alertas aos motoristas que estiverem se aproximando dos 20 pontos. Os condutores se cadastrariam no site do órgão para receber um e-mail avisando quando chegar aos 15 pontos.

– Isso vai permitir que o motorista tenha mais cautela ao dirigir e vai evitar que ele tenha a carteira suspensa. É um efeito pedagógico – conclui Merisio.

O projeto está tramitando na Assembleia Legislativa e pode avançar na Comissão de Constituição e Justiça. A CNH (carteira nacional de habilitação) é suspensa quando a pessoa atinge um acúmulo de 20 pontos em um período de 12 meses. A suspensão varia de um mês a um ano, para quem acumulou a pontuação limite em multas até 2016; e de seis meses a dois anos, caso seja reincidente, para infrações após 2016, quando a lei foi alterada.

Quem tem a carteira suspensa é obrigado a passar por um curso de reciclagem de 30 horas de aulas sobre a legislação de trânsito e direção segura. As aulas são pagas e custam entre R$ 250 e R$ 400 reais, em aulas à distância ou presenciais. Além disso, precisa refazer a prova teórica para recuperar a CNH.

Pra entender o projeto Pontuação Transparente, dê uma olhada no vídeo abaixo:

Click CamboriúPolíticaDeputado Merisio cria projeto de lei para dar transparência ao processo de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias