• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador propõe desconto no IPTU para itajaienses que separarem o lixo reciclável

Parlamentar sugere redução de 10% a 20% no imposto aos contribuintes que realizarem corretamente a coleta seletiva durante os 12 meses do ano

Cada vez menos pessoas participam da coleta seletiva de lixo em Itajaí. Aliás, muitas nem sabem que ela ainda é realizada. Além da falta de informações por parte da Prefeitura, sobre dias e horários em que o serviço é oferecido aos cidadãos, o fim da isenção da tarifa fez com que a comunidade praticamente deixasse de lado essa importante atitude. Com o objetivo de retomar a separação do lixo orgânico do lixo reciclável – ato que já foi realizado por mais de 90% dos itajaienses –, o vereador Thiago Morastoni apresentou proposta para o Executivo conceder desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O parlamentar protocolou indicação na Câmara de Vereadores solicitando à Administração Municipal que elabore estudos a fim de possibilitar descontos anuais de 10% a 20% no IPTU ao contribuinte que realizar corretamente a coleta seletiva. “Assim como ocorreu no governo passado, quando existia a isenção da tarifa, os contribuintes receberão uma carta de adesão para ser preenchida com seus dados e do imóvel, assumindo o compromisso de separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Se realizarem corretamente a coleta seletiva durante os 12 meses do ano terão direito ao desconto”, sugere o vereador, lembrando que, entre os anos de 2005 e 2008, mais de 90% dos itajaienses separavam o lixo reciclável.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Thiago Morastoni ressalta que a volta efetiva da coleta seletiva trará uma série de benefícios ao meio ambiente e também aos catadores de material reciclado, que tiveram suas rendas diminuídas drasticamente nos últimos anos. “A medida certamente aumentará a vida útil do aterro sanitário da Canhanduba, ajudará a limpar rios, valas e ruas, e trará mais empregos e renda para trabalhadores que vivem da coleta de materiais recicláveis”, destaca.

coleta seletivaO vereador sugere ainda na indicação que os itajaienses que aderirem à campanha para ganhar desconto no IPTU coloquem em um saco o lixo orgânico (restos de comida, de frutas, pó de café, folhagens, entre outros), o lixo do banheiro e as embalagens não recicláveis. Em outro saco o lixo seco e reciclável, que são os resíduos sólidos (papel, plásticos, metais e vidros).

A ideia é que, uma vez por semana, o caminhão da coleta seletiva passe em todas as ruas, conforme tabela de horários que necessita ser amplamente divulgada e distribuída à população pela Administração Municipal, e que também deverá ficar disponível no site da Prefeitura. Já a coleta de lixo comum continua ocorrendo normalmente.

Em fevereiro de 2013, Thiago Morastoni solicitou ao Executivo a criação de estudos para a implantação de projetos que criassem incentivos e contemplassem a continuidade da coleta seletiva no município, mas nada foi feito pela Prefeitura de Itajaí. “Quem sabe desta vez, com uma proposta específica, aceitem a ideia que vai beneficiar toda a comunidade e o meio ambiente”, finaliza o parlamentar.

Click CamboriúPolíticaVereador propõe desconto no IPTU para itajaienses que separarem o lixo reciclável
PUBLICIDADE

Últimas notícias