• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Totens de monitoramento já auxiliam na segurança da Balneário Camboriú na fase de testes

A partir desta quinta-feira, 4, quatro guardas municipais e quatro agentes de trânsito irão participar de capacitação para operarem os totens

Segurança Toten 28 12 17 Foto Celso Peixoto 18
Divulgação

Já foi concluída a instalação dos 10 totens de monitoramento de segurança e trânsito em Balneário Camboriú. Desses, oito equipamentos já estão em operação, passando por ajustes das câmeras e na Central de Monitoramento, por exemplo. Mas, mesmo em fase de implantação e testes, os totens já auxiliaram a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, em pelo menos, quatro importantes situações.

No domingo (31), por volta das 20h, foi localizado um homem que no sábado (30), tentou atear fogo no totem localizado na esquina das ruas Paraguai e Palestina, no Bairro das Nações. Ele foi identificado pelo sistema de monitoramento do próprio equipamento, capaz de gravar imagens ao seu redor. A.O.S.A., de 19 anos, teria recebido drogas de um traficante da região em troca do ato de vandalismo. O traficante também foi localizado com auxílio do totem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Os totens são eficientes e estão incomodando os criminosos nas regiões onde estão instalados. Essa atitude mostra isso, e comprova que os totens também são à prova de vandalismo”, afirma o secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.

Também no dia 31 de dezembro, um casal de turistas que haviam perdido a filha na Barra Sul, acionaram a Central de Monitoramento por meio do botão de emergência do totem pedindo ajuda. “Imediatamente a Central de Operações contactou guardas municipais que estavam próximo ao local que junto com os pais auxiliaram localizar a criança”, contou o comandante da GM, Antônio Afonso Coutinho Neto. Já nesta terça-feira (2), no calçadão da Avenida Atlântica, os totens identificaram três pessoas consumindo entorpecentes o que gerou uma ocorrência para a Guarda Municipal, que fizeram abordagem e condução para Delegacia.

A partir desta quinta-feira (04), quatro guardas municipais e quatro agentes de trânsito irão participar de capacitação para operarem os totens. “Eles irão aprender a operar a câmera dos totens, que giram 360°, aprender a aproximar ou afastar; a direcionar a câmera para onde querem monitorar; a utilizarem o fone de contato com a população. Serão treinados guardas e agentes de trânsito para que cada um possa fazer o monitoramento de sua área de atuação”, contou o diretor da Central de Operações, Heduard Carlos da Silva.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaTotens de monitoramento já auxiliam na segurança da Balneário Camboriú na fase...
PUBLICIDADE

Últimas notícias