• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Relatório da FATMA aponta Pontal Norte como próprio para banho

No relatório mais recente da FATMA, de 19 de setembro, o único ponto impróprio para banho em Balneário Camboriú é a Lagoa de Taquaras

Própria para Banho Pontal Norte placa
Divulgação

O Pontal Norte da Praia Central de Balneário Camboriú está próprio para banho. A informação consta nos dois últimos relatórios de balneabilidade, de 12 e 19 de setembro, divulgados pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA). No Pontal Norte, a poluição costuma ser um problema recorrente em razão das ligações clandestinas na rede, que levam esgoto ao Rio Marambaia, o qual desemboca no mar.

“A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) estão realizando ações para revitalizar o Rio Marambaia. Mas o fato de o relatório de balneabilidade ter apontado o Pontal Norte como próprio não significa que o problema de poluição do ponto esteja resolvido. Continuaremos trabalhando para melhorias da água no Pontal Norte”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A intensificação do trabalho de fiscalização da EMASA, por meio do Programa Se Liga na Rede BC, para coibir ligações clandestinas na rede coletora de esgoto e pluvial, também é um dos motivos para a melhoria da balneabilidade das praias.

“Essa melhora na balneabilidade no Pontal Norte também é a prova de que o programa está dando resultados. Inclusive, estamos intensificando os trabalhos, como no último sábado (16), quando fizemos uma fiscalização através de microfilmagem para identificar ligações clandestinas e falhas estruturais na rede coletora de esgoto. Escolhemos alguns pontos na cidade onde os testes de fumaça e corante não identificaram as irregularidades. O próximo passo é fazer essa mesma fiscalização na rede pluvial para prevenir a poluição do Rio Marambaia”, disse o diretor geral da EMASA, Carlos Haacke.

No último balanço divulgado pelo programa Se Liga na Rede BC, 10.453 imóveis foram inspecionados em cinco bairros, sendo que desse número 9,4% não estavam conectados a rede de esgoto. Nações, Pioneiros e Praia dos Amores já foram 100% vistoriadas. No Centro da cidade foram feitas 95% das inspeções e 90% na Praia de Taquaras. Já foram feitas também 1.951 reinspeções, sendo que destas, 44% dos imóveis já haviam regularizado as ligações.

Conforme o histórico de balneabilidade da FATMA sobre o Pontal Norte, o ponto figurou como impróprio para banho em todos os relatório divulgados a partir de janeiro de 2015. As coletas para análises são semanais. A falta de chuva também pode influenciar no resultado e consta no histórico. Desde o relatório de 26 de junho não vêm sendo registradas precipitações nas últimas 24 horas antes da coleta.

No relatório mais recente da FATMA, de 19 de setembro, o único ponto impróprio para banho em Balneário Camboriú é a Lagoa de Taquaras, na Praia de Taquaras. O local receberá, a partir desta sexta-feira (22), algumas ações do Programa Bandeira Azul para melhorias da qualidade da água.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteRelatório da FATMA aponta Pontal Norte como próprio para banho
PUBLICIDADE

Últimas notícias