• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Três robozinhos ROPE são entregues ao Núcleo de Educação Infantil Nova Esperança

Essa já a terceira unidade de ensino de Balneário Camboriú, que utiliza o brinquedo

Rope NEI Nova Esperança Ivan Rupp 22 08 2017 28
Divulgação

Três robozinhos ROPE foram entregues nesta terça-feira (22) ao Núcleo de Educação Infantil (NEI) Nova Esperança. Essa já a terceira unidade de ensino de Balneário Camboriú, que utiliza o brinquedo. A cidade foi a primeira do país a utilizar em sala de aula um brinquedo de programar de forma sistemática, que permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores.

“Os Núcleos Carrossel e Pão e Mel também já utilizam este brinquedo, resultado da parceria entre o Município, a Univali e o Ministério Público. Além destas três unidades de ensino, outras sete receberão o robozinho”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor. O robozinho de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. Junto com eles, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, como tapetes pedagógicos, e também serão realizadas formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

O “ROPE” foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público. O robô poderá ser usado na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis por sua programação.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoTrês robozinhos ROPE são entregues ao Núcleo de Educação Infantil Nova Esperança
PUBLICIDADE

Últimas notícias