Divulgação

O Núcleo de Educação Infantil Carrossel, de Balneário Camboriú, será o primeiro no país a utilizar em sala de aula um brinquedo de programar de forma sistemática. Feito para crianças de 05 a 07 anos, o “ROPE” é um brinquedo inovador que permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. O robozinho simpático, feito de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Três robôs serão entregues nesta quinta-feira, 25, às 14h, durante solenidade no CEM Vereador Santa, localizado na Rua 2.450, nº 420 – Centro.

O “ROPE” foi criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público. Para programar o ROPE é muito fácil. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, e ainda um botão para a execução dos comandos. As crianças aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. Junto com eles, serão entregues também materiais de apoio à sua utilização, como tapetes pedagógicos, e também serão realizadas formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

A nossa ideia foi levar tecnologia inovadora para a educação infantil, sem levar as crianças para um laboratório de informática, conectadas em frente a tela do computador. O robô estará na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar, e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis pela sua programação. São eles que vão dar os comandos ao brinquedo”, contou o coordenador do projeto e do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) da Univali, André Luis Alice Raabe.

Os brinquedos possibilitam que a criança realize atividades lúdicas que trabalham conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, a lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil. “É na educação infantil que desenvolvemos diversas habilidades, dentre elas, as matemáticas. O ROPE irá somar o trabalho realizado no município e com certeza irá possibilitar importantes avanços. Nesta semana, apresentamos o robô para uma turma do NEI Carrossel e as crianças ficaram encantadas com ele” falou a secretária de Educação, Denize Leite. “Nos surpreendeu a interação e como rapidamente as crianças aprenderam a programar o ROPE” finalizou a diretora da Educação Infantil, Marilene Cardoso.

Saiba mais sobre o ROPE

A concepção e produção dos brinquedos é resultado de um esforço continuado de pesquisa da Univali que contou com pesquisadores do Mestrado e Doutorado de Educação trabalhando em conjunto com pesquisadores do Mestrado de Computação Aplicada e dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Design. O projeto do brinquedo foi evoluindo gradativamente considerando simultaneamente as necessidades e potenciais de desenvolvimento da criança e os desafios de eletrônica, engenharia e design para sua produção a um baixo custo. “O brinquedo é resultado de mais de 3 anos de pesquisas. O projeto inclusive recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação como sendo um projeto altamente inovador e potencial impacto social”, comenta Raabe.


COMENTE ABAIXO

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.