• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Jogos de Integração motivam e divertem alunos da Rede Municipal de Balneário Camboriú

O projeto visa o desenvolvimento de habilidades, integração e socialização das crianças

JOGOS DE INTEGRAÇÃO PEDRO HOMRICH 2
Divulgação

Luciano Marcon de Carvalho, de 41 anos, é natural de São Paulo e mudou-se recentemente para Balneário Camboriú. Observava sua filha Gabriele, de nove anos, brincar com os colegas nas atividades dos Jogos de Integração, que começaram nesta segunda-feira, 24. A aluna é apenas uma entre os mais de mil estudantes que participarão deste projeto, que visa o desenvolvimento de habilidades, integração e socialização das crianças.

São crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de seis unidades escolares do município: C.E.M. Giovania de Almeida, C.E.M. Alfredo Domingos da Silva, C.E.M. Dona Lili, C.E.M. Taquaras, C.E.M. Nova Esperança e C.E.M. Dona Lila. Os alunos não são divididos por escola ou sala, mas sim por equipes em que estudantes das mais diversas unidades participem juntos. Uma das atividades desta terça-feira, 25, foi o “Pega Bandeira”, que estimula a agilidade, espírito de equipe e condicionamento físico das crianças.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Júlio César Souza de Jesus, professor de Educação Física da Rede Municipal, conta que os jogos são disputados em locais diferentes, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer outras escolas e fazer novos amigos. “Estas atividades vêm garantir que estes alunos se relacionem uns com os outros de forma amistosa e inclusiva, a fim de ampliar o relacionamento entre colegas, professores e comunidade. Além disso, ao final dos jogos, todos os alunos receberão uma medalha de participação”, conclui.

A consequência desta boa relação implica em melhor desempenho nas salas de aula. É o que afirmam as amigas Arieli, Amanda, Isadora, Isabele, Vanessa e Andrieli, que têm entre 9 e 10 anos, estudam no 4º ano, e se dizem entusiasmadas a participar das atividades. “Nós aprendemos nos divertindo, ajudando e brincando com nossos amigos”, diz a aluna Isabele. Para a também professora de Educação Física, Carina Raffs, a integração e motivação das crianças é o que move o projeto. “Apesar da competição entre turmas, passamos o conhecimento de união e solidariedade a eles, para que compartilhem experiências e percebam que o importante é participar”, ressalta Carina.

Luciano, do início da matéria, se mudou para Balneário Camboriú no final de 2016 após muitos anos visitando a cidade. Sua filha é aluna do C.E.M. Dona Lili e vê em seus olhos a motivação e alegria de participar das brincadeiras com os colegas e novos amigos. “É de extrema importância integrar o esporte e as atividades físicas em todas as etapas do crescimento das crianças, e Balneário oferece muita qualidade nestes e em outros quesitos. Foi percebendo isso que vi que precisava morar aqui com minha família“, conclui.

Outras atividades serão realizadas com foco na interdisciplinaridade, para que elas possam aprender brincando. De quarta a sexta-feira (26 a 28) os alunos do 1º ao 3º ano participarão das atividades. Para eles, serão destinados jogos cognitivos que fomentem seus conhecimentos matemáticos e com as palavras. Na quarta-feira (26) será no C.E.M. Nova Esperança e na quinta e sexta-feira (27 e 28) no C.E.M. Alfredo Domingos. Todas as escolas participarão dos Jogos de Integração em outras datas. A ação tem a parceria do curso de Educação Física da Avantis.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoJogos de Integração motivam e divertem alunos da Rede Municipal de Balneário...
PUBLICIDADE

Últimas notícias