• O portal de notícias de Balneário Camboriú

IFSC está com 200 vagas abertas para cursos técnicos em Itajaí

Seleção será por sorteio público, sem provas nem cobrança de taxa de inscrição

ifsc itajai
Divulgação

Estão abertas, até 11 de maio, as inscrições para cursos técnicos no Campus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São 200 vagas, sendo 80 para cursos de Ensino Médio Técnico, em que o aluno faz o Ensino Médio e o técnico no IFSC, para Recursos Pesqueiros e Mecânica, 40 vagas para o técnico concomitante em Mecânica, em que o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando em outra instituição de ensino, e 80 vagas para cursos técnicos subsequentes para Eletroeletrônica e Aquicultura, em que o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas através do site www.ifsc.edu.br ou podem ser feitas diretamente no Câmpus do IFSC em Itajaí, localizado no bairro da Ressacada. Todos os cursos são gratuitos.

Para os cursos do Câmpus Itajaí, a seleção será por sorteio público, sem provas nem cobrança de taxa de inscrição. O sorteio público será realizado dia 26 de maio e o resultado divulgado dia 29 de maio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os cursos de Ensino Médio Técnico, também chamados de integrados, oferecem a formação geral de forma integrada à formação profissional. No IFSC, o aluno tem as disciplinas do currículo normal do ensino médio e as específicas do curso escolhido.

No curso técnico concomitante, o aluno faz as disciplinas do currículo normal do Ensino Médio em uma escola da sua preferência e as disciplinas do curso técnico no IFSC. A escolaridade mínima exigida é a primeira ou a segunda série do ensino médio completa, dependendo do curso.

Curso subsequente é o tipo de oferta de curso técnico destinada a quem já concluiu o Ensino Médio.

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas para os cursos de ensino médio técnico. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas e desses, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor.

Em ambos os casos de estudantes de escolas públicas, há ainda mais uma subdivisão: 24% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e pessoas com deficiência. As cotas para estudantes de escolas públicas só são válidas para quem estudou em escola pública durante todo o ensino fundamental.

Cursos disponíveis:

Câmpus Itajaí
Técnico concomitante em Mecânica – 40 vagas, noturno
Ensino médio técnico em Mecânica – 40 vagas, integral
Ensino médio técnico em Recursos Pesqueiros – 40 vagas, integral
Técnico subsequente em Aquicultura – 40 vagas, noturno
Técnico subsequente em Eletroeletrônica – 40 vagas, noturno

Click CamboriúNotíciasEducaçãoIFSC está com 200 vagas abertas para cursos técnicos em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias