• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Escola Aberta será reimplantada em Itajaí

A ideia original é proporcionar a abertura das escolas aos sábados incentivando atividades que promovam a cidadania

Escola Aberta será reimplantada em Itajaí
Osmar Teixeira / Divulgação

Aconteceu nesta segunda-feira, 6, na Secretaria de Educação, a reunião inicial para re-implantação da Escola Aberta, programa de sucesso em Itajaí na sua primeira edição, entre 2005 e 2008, que tem como objetivo oferecer meios para o estreitamento de relação entre comunidade e escola, sendo capaz de promover a cultura, esporte, arte, lazer e saúde. A ideia original é proporcionar a abertura das escolas aos sábados incentivando atividades que promovam a cidadania.

PROJETO PILOTO

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O programa, antes financiado pelo Ministério da Educação (MEC), agora passa por uma nova forma de realização, sendo a sua execução de total responsabilidade do Município. A ideia é promover a união de todas as secretarias em prol do programa, assim como associações e outras parcerias possíveis. O projeto piloto começará no Centro Educacional Pedro Rizzi, e tem previsão de início para o início de março.

TRABALHO CONJUNTO

Participaram da reunião diversos representantes de Secretarias do Município: Educação, Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAD), e Fundação Cultural. Cada representante expôs de que forma sua secretaria pode estar contribuindo com o projeto.

Eliezer Passiti, diretor na Fundação Cultural, propôs um núcleo do Arte nos Bairros – também a ser reimplantado em Itajaí – dentro da Escola Aberta, além de apresentações de dança. O diretor sugeriu também a realização de cursos de formação continuada, como aulas de instrumentos: “É uma forma de você incentivar aquele aluno a continuar participando do programa, pois ele tem um compromisso com aquele curso”, disse.

A ideia de uma horta comunitária nas escolas onde estará sendo realizado a Escola Aberta também foi destaque na reunião. A proposta veio da SEAD, que colocou também a possibilidade de um estudo junto à Educação para que temperos cultivados nestas hortas possam ser inclusive utilizados nos próprios centros educacionais para preparo das refeições.

Giovani Prateat, diretor da FMEL, disse que a Fundação dará total apoio ao programa, como já era feito na sua primeira edição: “Já temos projetos bastante interessantes neste sentido, e estaremos dando enorme suporte nesta missão de reimplantar a Escola Aberta, visando atender nossos alunos da Rede Municipal de Ensino”.

PRIORIDADE

Júlio da Silva, coordenador técnico da Secretaria da Educação, deixou claro que o programa Escola Aberta não é projeto de apenas uma secretaria, “mas sim um projeto de governo, de prioridade do prefeito Volnei Morastoni, que precisa da união e colaboração de todas as Secretarias”.

Já para esta sexta-feira, 10, está agendada uma visita ao Centro Educacional Pedro Rizzi, para que possam analisar mais de perto as ideias que poderão ser desenvolvidas nesta escola piloto.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoEscola Aberta será reimplantada em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias