• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Núcleo de tecnologia da Faculdade Avantis desenvolve jogos para crianças surdas

tablet

Está em fase de desenvolvimento no Núcleo de Tecnologia Assistivas da Faculdade Avantis uma suíte de jogos que promete revolucionar a alfabetização de crianças e adolescentes surdos. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Avantis, Thiago Luiz Berlim, a proposta do projeto é oferecer diversos jogos para aplicativos móveis multiplataformas, ou seja, que funcionam em diversos sistemas operacionais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira fase do projeto será entregue ainda neste ano e beneficiará 16 alunos surdos, com idade entre seis e 16 anos, que frequentam o Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemespi), de Itajaí. Já a versão final, tem prazo para conclusão para o fim do próximo ano. “Esses primeiros são jogos mais simples e vão servir para fazermos todas as adaptações necessárias, sendo baseados em jogos já conhecidos. Haverá uma versão do Jogo do Milhão, outro similar ao Jogo da Memória e também estamos adaptando jogos que eles usam lá no Cemespi hoje”, esclarece.

Os jogos são destinados para tablets, inclusive poderão ser baixados e utilizados fora do Cemespi, já que serão auto-instrutivos. Além disso, vão contar ainda com a linguagem dos sinais, ajudando na compreensão dos alunos. E para dar ainda mais interação aos jogos, foi desenvolvido o personagem “Kauê”, que é um menino surdo e aviador. Ele estará presente em todos os jogos e levará os jogadores para inúmeras aventuras.

A diretora do Cemespi, Giseli Cardoso Müller, afirma que os jogos darão um novo “gás” para as aulas e por isso, todos estão ansiosos. “Hoje em dia, com toda a tecnologia disponível, a sala de aula com os recursos disponíveis acabam sendo desinteressantes. Os jogos vão facilitar muito o nosso trabalho”, comenta, ao observar que este é o primeiro recurso tecnológico que a entidades disponibilizará com foco na alfabetização das crianças surdas.

 

O Núcleo

A suíte de jogos é fruto de uma importante conquista da Faculdade Avantis. A ideia inicial veio de um Trabalho de Conclusão de Curso de Sistemas de Informação, que submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obteve aprovação e financiamento, não só para a sua realização, mas para a criação do Núcleo de Tecnologias Assistivas. O principal objetivo do espaço é desenvolver soluções para portadores de necessidades especiais e possibilitar aos alunos da Avantis a inserção nessa crescente área, através da pesquisa e do desenvolvimento de soluções inovadoras.

Entre os outros projetos que já estão dando seus primeiros passos no espaço, está o uso de jogos de Kinect para combater a obesidade infantil e outro voltado para o tratamento de hipertensão. “Usar a tecnologia com esse objetivo é uma crescente no mundo e há muito investimento nesse sentido. Além de atrair cada vez mais os olhares dos alunos e pesquisadores”, conclui Thiago.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoNúcleo de tecnologia da Faculdade Avantis desenvolve jogos para crianças surdas
PUBLICIDADE

Últimas notícias