• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Técnicos do Ministério da Agricultura do Japão visitam Porto de Itajaí

Comitiva veio aprofundar de perto dados sobre exportação de cargas congeladas para a Ásia

Técnicos do Ministério da Agricultura do Japão visitam Porto de Itajaí
Divulgação

Uma comitiva de Técnicos do Ministério da Agricultura do Japão esteve visitando, neste mês de dezembro, o Complexo Portuário de Itajaí com o objetivo de estreitar relações e buscar conhecimentos nas áreas de importação e exportação de cargas congeladas para o continente asiático.

O grupo foi recepcionado na sede da Superintendência do Porto de Itajaí pelo Assessor de Diretoria, Marcello Alessandro Petrelli e pelo Agente de Autoridade Portuária do setor de Estatísticas, Alan Peter Rosa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Inicialmente, na oportunidade foi feito uma apresentação aos visitantes sobre o Complexo Portuário de Itajaí destacando suas potencialidades quanto à movimentação portuária em números e dados gerais nas relações comerciais com outros portos do Brasil e exterior.

Um levantamento sobre a evolução do Porto de Itajaí e no cenário internacional destacou o crescimento anual quanto às exportações de carnes congeladas (frangos e suínos) para os países asiáticos. Em novembro o estado embarcou 71,1 mil toneladas de carne de frango e 253,8 mil toneladas de carne suína para os países como Japão, Rússia, Honk Kong, China e Cingapura.

O faturamento com as exportações de carne suína é de 14.97% maior do que em 2016. Somente de janeiro a novembro deste ano, o setor já arrecadou US$ 590 milhões. O mesmo acontece com as exportações de carne de frango, que acumulam US$ 1,67 bilhão da receita em 2017, segundo números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior com análise pelo Centro de Socioeconômia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri).

De acordo com o intérprete da comitiva e representante das missões japonesas pelos portos do Brasil, Milton Nonaka, o grupo atua junto a ALIC (Agriculture & Livestock Industries Corporation), uma empresa de pesquisa de alimentos do governo japonês. Mediante os volumes anuais de cargas de alimentos congelados que são exportados para o continente asiático, a comitiva veio ao Porto de Itajaí para conhecer de perto suas instalações e infraestrutura acesso de armazenagem, “Sabemos que a exportação de frangos e suínos para os países asiáticos depende muito do Porto de Itajaí. Economicamente a relação entre Brasil e o Japão é positiva e os japoneses confiam nos dados estatísticos que são apresentados”, destacou Nonaka.

Ainda segundo o intérprete da comitiva, antes de visitarem o Porto de Itajaí, o grupo esteve visitando uma empresa de alimentos frigoríficos especializada em carnes suínas no município de Chapecó. É a primeira vez que esta comitiva da ALIC conhece o Porto de Itajaí e para eles a visita foi importante para realizar pesquisas visando o abastecimento estável do produto e de dar ampla divulgação do complexo portuário de Itajaí no Japão, em geral para os setores que atuam no mercado e comércio exterior japonês.

A comitiva encerrou suas atividades neste dia com uma visitação ao Complexo Portuário de Itajaí e puderam presenciar de perto a movimentação de contêineres de um navio que havia atracado no cais do berço 02 da empresa arrendatária do Porto de Itajaí (APMT).

“É um momento muito importante para nós. Estar aqui no Porto de Itajaí e ver de perto sua movimentação, nos garante dos serviços que o porto oferece quando o assunto são as exportações para o Japão e outros países asiáticos”, aprovou Hiroki Sato, Pesquisador Internacional da ALIC.

“Foi extremamente produtiva para ambas as partes esta visita. Eles ficaram muito impressionados com a estrutura que o Porto de Itajaí oferece. Uma cidade organizada com um porto localizado no centro da cidade e mesmo assim com um fluxo constante em seu entorno, poder vincular sua movimentação de cargas frigorificadas onde estamos localizados, nos credencia com eficiência e qualidade nas operações do porto”, destaca Marcello Alessandro Petrelli, Assessor de Diretoria da Superintendência do Porto de Itajaí.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosTécnicos do Ministério da Agricultura do Japão visitam Porto de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias