Assim como em outras cidades do Brasil, os empresários do ramo da hotelaria de Balneário Camboriú também estão se mobilizando contra o aumento na comissão da empresa Decolar.com, que deve chegar até 22% neste ano. Em reunião realizada no Sindicato Patronal dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Balneário Camboriú e Região entre os Hoteleiros com os representantes da Decolar.com, em junho, não se chegou a nenhum acordo e a empresa se mostrou irredutível em qualquer negociação.

Para o empresário e associado do BC Convention Bureau, Rodrigo Vieira, do Hotel Vieira´s, os hotéis não podem acarretar com mais este aumento no custo. “Se aceitarmos estes aumentos, a Decolar.com estaria lucrando muito mais do que os próprios hotéis nas vendas, tendo em conta que os hotéis oferecem os produtos e serviços e pagam os custos dos mesmos e para a OTA é somente a venda na internet, não tendo nenhuma diferenciação dos outros canais em relação a serviços prestados. É muito diferente do serviço prestado por uma agência de viagem e operadoras, por exemplo, que dão um suporte muito maior ao cliente e não possuem estes altos índices de comissionamento”, diz.

Como resposta ao que eles consideram abusivo, os hoteleiros da cidade estão zerando as disponibilidades dos hotéis no site, como forma de boicote. “O estopim da nossa manifestação foi esse aumento. Esse valor é abusivo e não podemos ceder”, diz. Para Dirce Fistarol, Vice- Presidente de Hotelaria do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, é muito importante essa união entre o trade hoteleiro. “Essas ações em conjunto sempre trazem vantagens e esse questionamento é extremamente benéfico, não só por conta do aumento em si da Decolar, mas pelos valores também, que estão se tornando acima da capacidade de muitos”, finaliza.