• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Exposição fotográfica revela a poesia invisível das estações abandonadas

Abertura da mostra nesta sexta, dia 18, no Balneário Shopping, contará com bate-papo com o fotógrafo Dico Kremer, curador da exposição

estação abandonada
Divulgação

A dramaticidade e a poesia invisível das estações de embarque e desembarque abandonadas no trajeto da Ferrovia Curitiba/Paranaguá, no Paraná, viraram obras de arte sob o olhar do jornalista Nildo Teixeira de Melo Jr. Com 11 imagens de 30 X 45 cm, a exposição “Sombrias Estações” – que abre nesta sexta, 18 de agosto, no Balneário Shopping – buscou na arte fotográfica a técnica de manipulação que permite retratar o aspecto sombrio destas construções por estarem largadas ao tempo, pichadas, invadidas pela força da natureza no aguardo de sua total decomposição.

São imagens em preto e branco, bem carregadas, escuras e enigmáticas, capazes de provocar interpretações e sentimentos diversos para quem visitar a exposição. A abertura da mostra, no dia 18, às 19h30, contará com uma palestra no estilo bate-papo – gratuita e aberta ao público – com o curador da exposição, o fotógrafo convidado Dico Kremer, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Especialista em fotografia publicitária, Dico tem uma carreira nacional e internacional de mais de 40 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto resgata os tempos passados quando as redes ferroviárias eram importantes meios de transporte de pessoas e produtos e que foram descartadas em favorecimento da opção pelas estradas. Em Santa Catarina, por exemplo, a malha ferroviária é mínima se comparado aos anos 60 e 70, quando o Estado era recortado pelos trilhos de trem. “Para dar mais dramaticidade às imagens, Nildo escolheu o P&B com um semi auto contraste, onde os meios tons quase desapareceram. Daí as sombrias estações: o que está sendo devastado pela natureza e suas quatro estações e degradado pela mão do homem”, observa Dico Kremer.

A mostra Sombrias Estações tem o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC)/FCBC. No Balneário Shopping, ela permanece aberta à visita pública diariamente, das 11h às 23h, no Espaço Balneário Mais, em frente à Kalunga.

AGENDA

Exposição “Sombrias Estações”
Local: Balneário Shopping (Espaço Balneário Mais, em frente à Kalunga)
Data: 18 de agosto a 18 de setembro
Horário: Diariamente, das 11h às 23h
Valor: Gratuito

Bate-papo com fotógrafo Dico Kremer
Local: Balneário Shopping (em frente à Kalunga)
Data: 18 de agosto
Horário: 19h30
Valor: Gratuito

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaExposição fotográfica revela a poesia invisível das estações abandonadas
PUBLICIDADE

Últimas notícias