• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Exposição interativa traz deuses e heróis da Grécia Antiga ao Balneário Shopping

No total, são mais de 500 metros quadrados, em uma viagem no tempo

Exposição Legados da Grécia
Divulgação

Os quatro mil anos de história da cultura grega – considerada o berço da civilização ocidental – estão representados na exposição “Legados da Grécia”, que segue até 11 de agosto no Balneário Shopping. A mostra, inédita em Balneário Camboriú, revela os 10 principais legados que ainda exercem influência no mundo moderno, como arquitetura, artes plásticas, filosofia, literatura, medicina, ciências, política, esporte, teatro e música. A exposição tem curadoria de Ana Brites.

No total, são mais de 500 metros quadrados, em uma viagem no tempo. Tudo começa no Partenon, o mais célebre dos templos gregos que foi construído no século V em honra à deusa Atená. A obra monumental com a imagem símbolo de Atenas ganhou uma maquete de 1,80 metro com cores originais, além de uma fachada de 4 metros de altura onde o visitante pode tirar fotos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Depois de passar pelo Partenon, o visitante encontra uma vitrine com amostras de pedras gregas de onde foram extraídos os pigmentos utilizados no processo de coloração das esculturas e dos templos. A mostra é interativa também para os deficientes visuais, que contam com um espaço sensorial para experimentar as texturas, além das informações em braile.

Além dos 12 deuses do Olimpo, a exposição apresenta uma série de atrações inéditas como o imponente Cavalo de Troia, com seis metros de altura; o enigmático Labirinto do Minotauro; a assustadora Gruta da Medusa com cabelo de serpentes; e esculturas como a Vênus de Milo que se encontra no Museu do Louvre; entre outras atrações que podem ser fotografadas.

O legado esportivo também tem espaço reservado na exposição com a origem dos Jogos Antiguidade e suas modalidades. Nesse espaço, o visitante pode colocar trajes gregos e subir na biga que era uma modalidade olímpica da antiguidade. A interação não para por aí. Televisores touch screen exibem mapas e histórias das principais cidades  da Grécia Antiga e um painel com fundo em cromaqui permite que o visitante tire uma foto, escolha um cenário e faça uma montagem.

Sobre a curadora

Ana Brites, curadora da mostra, realizou uma imersão nos sítios arqueológicos da Grécia e em seus principais museus, desde 1992, além de visitar as coleções gregas que se encontram no Louvre, no Museu Britânico e Vaticano. Apaixonada pela tradição grega, a curadora explica que a exposição permite propagar a cultura de forma mágica e interativa. “A música, roupas, réplicas e todas as obras levam a uma viagem à Grécia Antiga”, explica. Para ter certeza de que tudo é realmente fidedigno, a exposição recebe o apoio da mitóloga Silvia Morgensztern e tem a chancela da Embaixada da Grécia no Brasil, o que oficializa o evento e reforça sua legitimidade.

AGENDA

Exposição Legados da Grécia
Local: Balneário Shopping (em frente a Tok&Stok)
Data: Até 11 de agosto
Horário: 11h às 23h
Valor: R$ 20 (R$ 10 meia para estudantes e idosos)
Mais informações: www.facebook.com/legadosdagrecia

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaExposição interativa traz deuses e heróis da Grécia Antiga ao Balneário Shopping
PUBLICIDADE

Últimas notícias