• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Público infantil ganha festival cultural em Itajaí

1° Festinfante será realizado em julho e conta com 14 atrações exclusivas para promover a arte na infância

Público infantil ganha festival cultural em Itajaí
Divulgação

Uma variada programação voltada ao público infantil tomará a cidade de Itajaí na primeira semana de julho: 1° Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância. Entre os dias 03 e 09, artistas catarinenses e também de outras partes do país participam do evento com atrações de teatro, literatura, música, cinema, artes visuais, além de brincadeiras e espaços de convivência. Com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural, a programação é gratuita com ações no Sesc, praças e escolas da cidade.

A iniciativa nasceu para atender a uma demanda e um público pouco contemplado, propondo ainda habitar os espaços públicos da cidade o máximo possível. Também do desejo de oferecer ao público infantil e seus pares, opções artísticas e culturais de qualidade, formação, lazer e experiências sensíveis”, comenta a produtora e atriz Andréa Rosa, idealizadora do evento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Oficinas e brincadeiras
As atividades buscam oferecer vivências lúdicas ao ar livre, integrar diferentes tipos de arte, bem como desenvolver percepções criativas, divertivas e colaborativas.

Cinema e Literatura
Ao longo da programação, o público pode visitar a Feira Literária do Sesc, de segunda à sexta, das 8h às 19h. Nos dois primeiros dias do festival, diversos grupos escolares podem agendar sua participação nas sessões de cinema infantil realizadas em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, apresentando curtas brasileiros.

Espetáculos e Intervenções
A programação de espetáculos e intervenções do 1º Festinfante contemplará uma diversidade de linguagens, como as formas animadas, narrativa corporal, a poética do palhaço e a poesia. Seis companhias itajaienses estão na programação, duas delas com novas montagens e as outras quatro com trabalhos que possuem amplo histórico de circulação.

Festinfante pela cidade
Além do Centro, crianças de comunidades como Itaipava e Cordeiros poderão participar do festival sem sair de seus bairros. Para democratizar ainda mais o acesso à cultura, as vagas nas oficinas priorizam alunos da rede pública de ensino. Acesse o site www.festinfante.com.br ou a fanpage facebook.com/Festinfante.

SERVIÇO

O quê: 1° Festinfante – Festival de Teatro e Artes Integradas para a Infância
Quando: 03 a 09 de julho de 2017
Onde: Sesc Itajaí, praças e escolas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 03 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA
– 8h às 19h :: Sesc Itajaí – Centro :: Feira Literária do Sesc
Uma semana inteirinha aberta à visitação do público interessado que poderá conferir um recorte da produção literária destinada à infância e à educadores, com vendas de livros à preços especiais.

– 9h, 15h e 16h :: Sesc Itajaí – Centro :: Mostra de Cinema Infantil
Uma seleção de filmes brasileiros de diversos estados que possibilitam às crianças acesso a um conteúdo diferente daquele que se assiste na televisão ou nas salas comerciais de cinema. Histórias acerca de cidadania, identidade e diversidade cultural brasileira.

Duração: 30 minutos cada sessão, seguida de um bate papo

– 14 às 16h :: Instituto Grupo Poly – Murta :: Oficina
Sapato Furado Florido com SILVANA ROCHA e CAROLINE CARVALHO (Itajaí / SC)

Inspirada na obra “Sapato Furado” (1994) de Mario Quintana, a oficina propõe materializar poesia em vasos de flor. A proposta é integrar poesia, artes visuais e paisagismo para resignificar algo que já não serve mais à sua utilidade primeira. Durante a oficina, pares de sapatos velhos, sem uso, serão transformados em poéticos vasos de flores e plantas, sob o olhar das crianças.

Idade indicada: 06 a 12 anos

Sobre as ministrantes: Silvana Rocha é artista visual, artista manual, arte educadora, comunicadora social, mestre em Educação. É gestora do Ateliê Maria Mariê (Itajaí) onde desenvolve oficinas de arte para crianças e adultos.

Carol Carvalho é atriz, contadora de histórias, professora, graduada em Artes Cênicas com mestrado em Educação, além de autora de livros de literatura infantil.

DIA 04 DE JULHO – TERÇA-FEIRA
– 8h às 19h :: Sesc Itajaí – Centro :: Feira Literária do Sesc

– 9h, 15h e 16h :: Sesc Itajaí – Centro :: Mostra de Cinema Infantil

​- 09 às 11h / 14h às 16h :: E.B. João Paulo II – Cordeiros :: Oficina
Musicare com RAFAELA VENTZ (Caçador / SC)

A oficina Musicare utiliza jogos musicais de forma lúdica, participativa, não competitiva para trabalhar noções de tempo, rítmica e melodia, orientação espacial, memória, atenção, socialização, consciência corporal, do movimento e percepção musical.

Por intermédio do uso de jogos de palavras, objetos de infância, colheres, copos plásticos, bolas, bambolês e boomwhackers (tubos percussivos melódicos de PVC), os participantes são estimulados a improvisar sons de forma criativa e colaborativa recheados de muita brincadeira, movimento e desafio musical.

Idade indicada: 06 a 12 anos

Sobre a ministrante: Rafaela Ventz é cantora, preparadora vocal e arte educadora com formação em Jogos Musicais pelo Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Ativa Música e Movimento (São Paulo-SP). Estudou no Conservatório de Música Popular de Itajaí, integrou bandas, peças musicais e teatrais com circulação pelo Brasil e pela Europa.

DIA 05 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

– 8h às 19h :: Sesc Itajaí – Centro :: Feira Literária do Sesc

– 9h :: Teatro do Sesc Itajaí – Centro :: Espetáculo
Suspiro com GRUPO RISCO DE TEATRO (Itajaí / SC)
Texto, Atuação e Concepção: Rodolfo Lemos / Direção: Marcelo F. de Souza

Sob as nuvens do céu de Desesperança mora um menino chamado Suspiro. Uma criança diferente das outras crianças. Nasceu com o dom de fazer comida. Livremente inspirado na obra “Suspiro” de Rodolfo Lemos, o espetáculo traz para a cena o olhar poético e puro de uma criança sobre problemas como a desigualdade social, através de um elemento primário e essencial para a sobrevivência humana, o alimento.

Faixa etária: 7 a 10 anos

Duração: 40 minutos

– 14h30 e 15h30 :: Teatro do Sesc Itajaí – Centro :: Vivência Multimídia
Pô! Ema – Criação Poética Com Crianças com ERANOS CÍRCULO DE ARTE (Itajaí / SC)
Poetas criadores: Sandra Coelho e Leandro Maman / Atuação: Sandra Coelho
Design / Operação de projeção: Leandro Maman

Em “Pô! Ema” crianças em fase de alfabetização encontram em um ambiente intimista, uma escritora em crise que sente que sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital interativa) está se alimentando de seus poemas. As crianças são estimuladas a criar junto com a escritora poemas fresquinhos para alimentar a Dona Ema e seus filhotinhos.

Faixa etária: 7 a 8 anos
Duração: 30 minutos
Limite de público por sessão: 50 pessoas

DIA 06 DE JULHO – QUINTA-FEIRA
– 8h às 19h :: Sesc Itajaí – Centro :: Feira Literária do Sesc

– 9h :: Teatro do Sesc Itajaí – Centro :: Espetáculo
O Patinho Feio, o Gato Desgrenhado e as Galinhas Vesgas do Mundo com TÉSPIS CIA DE TEATRO (Itajaí / SC)
Atuação: Denise da Luz, Fabricio de Carvalho e Mônica Torinelli
Dramaturgia e Direção: Max Reinert

Ao nascer numa ninhada à beira do lago, o Patinho Feio é mandado embora por ser diferente dos outros. Na busca por um novo lar, percorre vários caminhos, até encontrar um Gato Desgrenhado e uma Galinha Vesga. Novas e inusitadas situações surgem do encontro entre esses três seres tão diferentes entre si, mas que nos convidam a pensar sobre respeito, afeto e aceitação.

Faixa etária: 6 a 10 anos
Duração: 45 minutos

– 15h :: Teatro do Sesc Itajaí – Centro :: Espetáculo
O Menino do Dedo Verde com CIA. EXPERIMENTUS (Itajaí / SC)
Criado a partir do romance de Maurice Druon
Dramaturgia, atuação e direção: Marcelo F. de Souza

Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chamam de Tistu. Dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma…

Faixa etária: 7 a 12 anos
Duração: 40 minutos

DIA 07 DE JULHO – SEXTA-FEIRA
– 8h às 19h :: Sesc Itajaí – Centro :: Feira Literária do Sesc

– 9h :: Teatro do Sesc Itajaí – Centro :: Espetáculo
El Gran Circo-Teatro de Luvas com CIA MÚTUA (Itajaí / SC)
Dramaturgia: Cia. Mútua, a partir de textos: Guaíra Castilla
Atuação: Laura Correa e Telja Rebelatto / Direção: Guilherme Peixoto

Respeitável público, El Gran Circo-Teatro de Luvas acaba de chegar a sua cidade para mais uma temporada de apresentações. Drama, comédia, suspense e tudo mais o que um Circo-Teatro Internacional pode proporcionar a você e a toda a sua família!

O espetáculo de teatro de animação foi concebido a partir de quatro textos do autor argentino Guaira Castilla, utilizando a linguagem do boneco de luva, para contextualizar um tradicional circo-teatro, onde apenas dois artistas interpretam todos os papéis.

Faixa etária: a partir de 5 anos
Duração: 45 minutos

– 15h :: Praça do Museu Etno-Arqueológico – Itaipava :: Intervenção Literária
BiblioBike com CAMILA MIOTTO (Chapecó / SC)
Concepção, mediação e contação de histórias: Camila Miotto / Curadoria do acervo: Márcio Vassallo / Assessoria e direção de cenas: Cirquinho do Revirado

A BiblioBike é uma biblioteca itinerante. O projeto deseja contribuir para que o amor pelos livros modifique a rotina das praças, parques e escolas por onde a BiblioBike passa. Os livros são oferecidos para leitura no local, envolvendo as pessoas que estão aproveitando seu dia de lazer, estimulando o prazer pela leitura. O acervo conta com mais de 250 livros infantis, de poesia, contos e crônicas, além de livros em braile e audiolivros.

Classificação: Livre
Duração: 50 minutos

DIA 08 DE JULHO – SÁBADO
– 9h30 – 11h :: Praça Arno Bauer – Centro :: Oficina-Brincadeira:
Bolhas Gigantes com JÃO NOGUEIRA (Salvador / BA)

Uma abordagem prática por meio de bolhas de sabão gigantes. Uma vivência lúdica que traz como proposta a troca, a relação com o outro e com o espaço, a simplicidade, o brincar coletivo, a alegria de ser brincante.

Sobre o ministrante: coreógrafo, bailarino, produtor cultural e “bolheiro”. Integrante do Coletivo de Arte Trupe Perambula, cursando a Escola de Dança da FUNCEB (Salvador- BA).

Idade indicada: a partir de 04 anos

– 11h :: Praça Arno Bauer – Centro :: Intervenção Literária
BiblioBike com CAMILA MIOTTO (Chapecó / SC)

– 15h :: Praça Poliesportiva Cordeiros :: Intervenção Literária
BiblioBike com CAMILA MIOTTO (Chapecó / SC)

– 16h :: Praça Poliesportiva – Cordeiros:: Espetáculo
Alevanta Boi com CIA MANIPULADORA DE FORMAS ETC I TAL (Itajaí / SC)
Autoria: Cidval Batista Jr. e Max Reinert
Atuação-Manipulação: Cidval Batista Jr. / Direção: Mar Reinert

Alevanta Boi é um resgate da cultura popular das historias e cantorias de boi (boi-bumbá, bumba meu boi, boi de mamão, etc). Matheus, um velho viajante, chega em sua carroça puxada por um boi de mamão, abrindo espaço na praça para mais uma de suas contações de histórias. A carroça se transforma em palco e dá início a história de Pai Chico e Catirina, que armam uma grande confusão com o Coronel da fazenda.

​Faixa etária: a partir de 3 anos
Duração: 32 minutos

DIA 09 DE JULHO – DOMINGO
– 10h – 11h30 :: Jardim de Inverno do Sesc – Centro ::
Oficina-Brincadeira: Bolhas Gigantes com JÃO NOGUEIRA (Salvador / BA)

– 14h :: Hall do Teatro do Sesc :: Lançamento de Livro:
Suspiro de RODOLFO LEMOS (Itajaí / SC)

– 16h :: Teatro do Sesc – Centro :: Espetáculo de Encerramento
O Jardim do Imperador com CIA PELO CANO (São Paulo / SP)
Com: Paola Musatti e Vera Abbud / Concepção: Vera Abbud / Direção: Cia Pelo Cano

Em “O Jardim do Imperador” duas palhaças contam de forma simples e despojada a história de um imperador apaixonado por plantas, que decide escolher como seu sucessor a criança que melhor cuidar das sementes que ele distribuir.

O cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais. O espetáculo convida o público para uma viagem sensorial na qual os aromas, as texturas e os sons evocam lembranças dos quintais e suas pequenas hortas. No final do espetáculo as crianças são convidadas pelo imperador para conhecer seu jardim.

Faixa etária: a partir de 3 anos
Duração: 60 minutos

OUTRAS INFORMAÇÕES
INGRESSOS:
Todos as atividades são realizadas com entrada gratuita.
Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaPúblico infantil ganha festival cultural em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias