• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praia Acessível é realidade em Balneário Camboriú

Projeto oportunizou pela primeira vez banho de mar adaptado para deficientes físicos

Praia Acessível
Ricardo Oliveira / divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), lançou neste sábado (21), na Praia Central, o projeto Praia Acessível, que oportunizou pela primeira vez banho de mar adaptado para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, usando cadeiras anfíbias. De acordo com o Prefeito Fabrício Oliveira, que participou do lançamento, a intenção é que no próximo ano, a ação se estenda para outras praias da cidade. “Foi muito emocionante e gratificante ver a alegria dessas pessoas por poderem entrar no mar. Uma atitude simples, mas de um valor enorme”, completou.

Ao todo, 30 pessoas foram atendidas de forma gratuita e muitas quiseram ir mais de uma vez, pela sensação única que tiveram. Foi o caso do Gabriel Preze, 15 anos, que estava muito feliz por poder entrar no mar. Morador de Balneário Camboriú, disse que nunca teve essa oportunidade antes, se obrigando a ir com seu pai para cidades vizinhas, onde a ação já acontecia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Praia Acessível também teve a participação de turistas, como a dona Lúcia Aranda, vinda da Argentina. Os familiares contaram que a vontade de pelo menos poder molhar o pé no mar era grande e quando souberam do acontecimento, não pensaram duas vezes em levá-la para participar.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Alessandro Kuehne, comentou que as cadeiras anfíbias estavam na FME desde fevereiro do ano passado e ainda não haviam sido usadas. Segundo ele, o banho de mar será oportunizado por mais dois sábados ainda este ano. “A partir de 2018 incluiremos o Praia Acessível no Verão Ativo, evento esportivo que ocorre diariamente na orla da Praia Central”.

 

Projeto inclusivo oferece diversão para portadores de necessidades especiais em Itajaí

cadeira anfibiaNeste final de semana o Vereador Otto foi até a Praia do Molhe, para conhecer o Projeto Rodas ao Mar, realizado pela Prefeitura de Itajaí, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, a FMEL. A ação conta com voluntários, que auxiliam no transporte de pessoas com deficiência de locomoção, para tomar um banho de mar. São usados cadeiras de rodas especiais, chamadas anfíbias, que possuem rodas mais largas, fáceis de transportar na areia e não afundam.

Cerca de 20 pessoas com necessidades especiais tiveram a oportunidade de entrar na água. Muitos deles têm esse privilégio apenas durante o período de realização do Projeto, que começou neste final de semana e segue até março. Marise Miranda Tomelin é uma das participantes do projeto. Ela ressalta a necessidade desta ação, pois pessoas de outras cidades vêm até Itajaí para tomar um banho de mar de forma mais segura. “Eu gostaria que o projeto acontecesse o verão todo, não apenas nesse período”.

A Fundação Municipal de Esportes e Lazer possui apenas três cadeiras anfíbias, e elas ficam disponíveis apenas para o Projeto. Um dos coordenadores da Fundação disse que não há a possibilidade dos familiares solicitarem as cadeiras anfíbias em outras épocas do ano, mas que não é uma má ideia contribuir ainda mais para a inclusão social.

O Vereador Otto destacou a importância de políticas públicas que favoreçam a inserção de pessoas com problemas de mobilidade na sociedade, e que Itajaí precisa evoluir ainda mais para o benefício de quem possui alguma necessidade especial. “Precisamos trabalhar para que essas pessoas consigam se tornar cada dia mais independentes”, completa.

O Projeto Rodas ao Mar acontece ainda nos dias 29 de janeiro, 11 e 19 de fevereiro, e 4 e 12 de março na Praia do Molhe. Mais informações através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer,

Click CamboriúNotíciasPraia Acessível é realidade em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias