• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadora apresenta projeto para que empresas instalem lixeiras em Itajaí

A exemplo do que ocorre em outras cidades, as empresas teriam como contrapartida a publicidade afixada nas lixeiras

Andar pelas ruas e encontrar lixeiras disponíveis é uma missão, no mínimo, difícil em Itajaí. Em ruas movimentadas, como a Uruguai, por exemplo, é possível contar as lixeiras nos dedos – e de uma única mão.

Recentemente, por causa do surto de dengue, o que mais se ouviu dos representantes da administração pública é que a população é descuidada e não dispensa de maneira adequada os seus resíduos. Mas como mudar esse quadro, transformar o pensamento e a atitude da comunidade se a população não tem acesso nem mesmo a lixeira na rua?

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Pensando nisso, a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) apresentou um projeto de lei que estabelece normas para a instalação de lixeiras na cidade de Itajaí. Na prática, a proposta é incentivar a iniciativa privada a instalar os equipamentos. A exemplo do que ocorre em outras cidades, as empresas teriam como contrapartida a publicidade afixada nas lixeiras.

“Não adianta querer que a população aprenda a descartar da maneira adequada o seu lixo se a cidade não oferece nem mesmo lixeiras, isso é básico, se o poder público não faz, que abra para que a iniciativa privada o faça”, defende a parlamentar.

O projeto está em análise nas comissões permanentes da câmara e, se aprovado, deve entrar em votação em breve. O texto prevê que a empresa que quiser instalar lixeiras nas ruas, praças, avenidas ou até mesmo nas praias, pode fazê-lo, desde que siga as normas e padrões exigidos. O tipo do equipamento, assim como a forma de veiculação da publicidade , poderá ser regulamentado pelo executivo. Segundo o projeto de lei, as empresas serão responsáveis por manter e conservar os recipientes que instalar.

Click CamboriúNotíciasVereadora apresenta projeto para que empresas instalem lixeiras em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias