• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Primavera será de chuva abaixo da média e temperatura elevada

A estação, que é uma das mais chuvosas, será de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica

flores
Arquivo

Nesta sexta-feira (22), exatamente às 17h02, começou a Primavera no Hemisfério Sul. Hoje, o dia e a noite terão a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios estarão igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

A primavera 2017 deve contrariar a climatologia. A estação, que é uma das mais chuvosas, será de chuva abaixo e temperatura acima da média climatológica, ou seja, terá a continuidade do padrão seco e quente, observado no inverno. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima da média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado, entre 140 e 200 milímetros. Em novembro essa quantidade reduz um pouco, onde fica entre 130 e 180 milímetros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os ciclones extratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrerão também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando o mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral Catarinense.

A previsão é que a temperatura se mantenha elevada na primeira quinzena de outubro, podendo entrar massas de ar fria com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul.

Alguns modelos numéricos de previsão sinalizam a configuração do fenômeno La Niña no final deste ano. Este fenômeno deixa as chuvas muito acima da média no leste dos estados da Região Sul.

Click CamboriúClimaPrimavera será de chuva abaixo da média e temperatura elevada
PUBLICIDADE

Últimas notícias