• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Frio intenso com queda de temperatura marca o início da semana

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a queda de temperatura deve ser maior ao final desta segunda-feira, 17, e no início da madrugada desta terça-feira, 18

Balneário Camboriú edited
Divulgação

A partir desta segunda-feira (17), será necessário tirar os casacos mais quentes do guarda-roupa. Está previsto, para o início da semana, frio intenso com declínio acentuado de temperatura, vento forte e agitação marítima para todas as regiões o Estado de Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, a queda de temperatura deve ser maior ao final do dia e no início da madrugada desta terça-feira (18), devido ao avanço de uma carregada massa de ar polar na região sul do país. Está previsto vento sul moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, o que aumenta a sensação de frio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No litoral deve ser registrado temperatura mínima de 2°C a 6°C, com geadas isoladas. No Alto e Médio Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis a temperatura deverá chegar a 0ºC. O frio será mais intenso nas áreas altas do Estado, Oeste ao Planalto, com médias negativas de -3ºC a -8ºC e geadas amplas. Condição de neve para o final da manhã e início da tarde desta segunda-feira (17) e início da madrugada de terça-feira (18). Existe a possibilidade de congelamento da pista nessa região.

Atenção para o litoral sul do Estado onde o mar deverá estar muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altas ao sul de Florianópolis, sendo condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Fonte: Defesa Civil SC Epagri/Ciram

Click CamboriúClimaFrio intenso com queda de temperatura marca o início da semana
PUBLICIDADE

Últimas notícias