• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Hospital Municipal de BC realiza 11 captações de órgãos em 2023

Hospital é referência em Santa Catarina na captação de órgãos e salva vidas através de generosas doações

Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, destaca-se como referência estadual na captação de órgãos, realizando um ato que salva milhares de vidas a cada ano. Em 2023, o hospital realizou 11 captações de órgãos e tecidos, elevando seu status como o quinto hospital de Santa Catarina e o primeiro da Região da Foz do Rio Itajaí em número de captações, de acordo com a SC Transplantes.

Uma dessas comoventes histórias de doação envolveu o jovem J. P. L., um morador de Camboriú de apenas 11 anos de idade. Após sofrer um AVC, J. P. foi levado ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, onde, infelizmente, foi declarada morte cranioencefálica após alguns dias de tratamento. Em um gesto de generosidade e amor ao próximo, a família do menino optou por uma atitude que mudaria vidas: autorizaram a doação de quatro órgãos de J. P. (dois rins, coração e fígado), proporcionando uma nova chance para outras quatro pessoas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O pai de J. P., Samuel Lamim, compartilhou suas reflexões sobre essa difícil decisão: “É uma decisão bem difícil, é um momento de dor. Mas tive um pensamento de que, se tivéssemos a oportunidade de receber uma doação para salvar a vida dele, eu aceitaria. Então foi gratificante poder saber se pudemos abençoar a vida de quatro pessoas com essa decisão. Desde o momento que a gente chegou a equipe do hospital se colocou à disposição para o que estivesse ao alcance. Gostaria de agradecer as pessoas que nos ajudaram nesse processo.”

É importante ressaltar que a doação de órgãos é uma decisão da família e é assegurada pela Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que legaliza a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes e tratamento, desde que seja de livre vontade e autorizado pelo doador ou familiar responsável. Qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos, bastando informar aos familiares seu desejo.

O processo de doação de órgãos envolve etapas essenciais, incluindo a detecção do potencial doador, manutenção clínica, comunicação da morte aos familiares, entrevista com as famílias, logística para remoção dos órgãos e distribuição para os receptores mais compatíveis.

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Hospital Municipal Ruth Cardoso reforça seu compromisso com a vida, destacando a importância da doação de órgãos como um ato de generosidade que pode salvar vidas e oferecer esperança a quem espera por um transplante.

Click CamboriúNotíciasSaúdeHospital Municipal de BC realiza 11 captações de órgãos em 2023
PUBLICIDADE

Últimas notícias