• O portal de notícias de Balneário Camboriú

E o guinchamento de patinetes elétricos já começou

Foto: BC M1L GR4U
Foto: BC M1L GR4U
Três patinetes aprendidos e multa aplicada por dirigir veículo sem documento de porte obrigatorio. Segundo o autor da foto, ele foi questionar o DETRAN sobre registro do veiculo elétrico e foi informado que não estão aptos a registrá-lo e nem emplacá-lo. Foto: Lucas Duffort
Três patinetes aprendidos e multa aplicada por dirigir veículo sem documento de porte obrigatorio. Segundo o autor da foto, ele questionou o DETRAN sobre registro do veiculo elétrico e foi informado que não estão aptos a registrá-lo e nem emplacá-lo. Foto: Lucas Duffort

De acordo com a nota divulgada pela PM na sexta-feira (08), os patinetes elétricos já começaram a ser recolhidos nesta segunda-feira (11).

Em nota, a PM utilizou como argumento a resolução nº 315 de 08 de maio de 2009 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que equipara os cicloelétricos a ciclomotores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Vale lembrar que, que em março de 2011, o Contran publicou a Resolução 375, acrescentando os parágrafos 2º e 3º à resolução anterior, conforme texto abaixo:

“§ 2º Fica excepcionalizado da equiparação prevista no caput deste Artigo, o equipamento de mobilidade individual autopropelido, sendo permitida sua circulação somente em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas, atendidas as seguintes condições:

I – velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;

II – velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas;

III – uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna,dianteira, traseira e lateral, incorporados ao equipamento;

IV – dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004 e suas atualizações.

§ 3º Caberá aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios, no âmbito de suas circunscrições, regulamentar a circulação do equipamento de que trata o § 2º .”

E você, o que pensa sobre decisão da Polícia Militar? Comente!

11 COMENTÁRIOS

  1. Até posso concordar com alguns comentários favoráveis mas o que não posso deixar passar é o uso destes “brinquedos” por menores irresponsáveis circulando nas calçadas e atropelando pessoas como vi no calçadão da Central.

    • Apesar de que bicicletas também andam na calçada, calçadão, e costumam dar sustos e quase atropelar os pedestres, mas, tampouco as bicicletas são proibidas (e o porque eu não sei).

  2. Concordo foi avisado mas como sempre ninguem deu bola, deixar livre o uso patinetes elétricos por maiores e menores irresponsáveis circulando nas calçadas contra mão nas avenidas no meio dos carros e atropelando pessoas na calçada realmente não tem cabimento.

  3. Meu carro foi assaltado na Praia Brava domingo 10/03/13 e + 5 assaltos na região, demorou + 2hs para viatura chegar, provavelmente os policiais muito mal informado da lei que é p/ veiculo + de 50HP e não p/ 2HP estavam preocupados com os patinetes e não com a bandidagem q esta a solta e rindo da nossa cara.

  4. Pessoal que tem patinete, bicicleta e outros veículos de pequeno porte elétricos, vamos tirar o motor fazer uma passeata pedalando nossos equipamentos ou empurrando, na Avenida Atlânticas e Brasil para chamar a atenção para os meios de transporte alternativos que deveriam ter incentivos como em outros países.

  5. esse é o Brasil sempre andando na contramão…não oferecem transporte publico q presta,gasolina mais cara q cerveja,um monte de policiais mal pagos e mal informados que se acham o rambo quando tratam o cidadão comum e cagam na cuequinha quando tem que enfrentar bandido…veículos elétricos tem sim que ser divulgados e incentivado o seu uso ,mas de forma responsável e como transporte,não como brinquedo. Autoridades, no lugar de prender,eduquem,façam campanhas do uso correto desse meio de transporte pratico e portátil que nao polui,não ocupam vagas de estacionamento ajudam a desafogar o transito. Autoridades,ja fazem mais de dez anos que estamos no século 21,evoluam,aprendam com os países desenvolvidos,leiam,se informem,saiam das cavernas…

  6. O que falar de um babaca que proibe um meio de trasporte bom e barato e não poluente queremos saber quemmmmmmmmmmm mando apriender os patinetes e PQ ?
    Tudo tem lei e lei foi feita para cumprir Por falar em prefeito este vagabundo que só sabe pedir voto a vergonha é grande vendo pelo hospital né não tem o que comentar só que ja to armando aqui uma bomba que quero jogar na midia sobre tudo que vejo e problemas em Balneario Camborio esperem que to criando um docie grande aqui com tudo ai vamos ver um patinete de bosta encomodar

  7. cade as ACC desse pessoal,acham que e so ligar e andar? ta certo mesmo a policia muitos irresponsáveis andando sem a menor noção. em Camboriú eu vi um carro com o sinal de alerta ligado acompanhando o patinete da filha causando transtorno no transito.

  8. Podemos aproveitar a oportunidade também e perguntar à essas otoridades, o por que então, já que FAZEM CUMPRIR, mas NÃO CUMPREM algumas resoluções do CONTRAN. Ou seja, por que não cumprem RESOLUÇÃO 302 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008, do DENATRAN, relativo aos estacionamentos, pois conforme Artigo 2º, Inciso VIII – Área de estacionamento de viaturas policiais é a parte da via sinalizada, limitada à testada das instituições de segurança pública, para o
    estacionamento exclusivo de viaturas policiais devidamente caracterizadas. Já no Art. 4º. Não serão regulamentadas as áreas de estacionamento específico
    previstas no art. 2º, incisos II, IV, V e VIII desta Resolução quando a edificação dispuser de área de estacionamento interna e/ou não atender ao disposto no art. 93 do CTB.
    POR QUE em Bal. Camboriú temos em vários locais “proibidos” pela resolução citada, inúmeros lugares com placas dizendo: “VEÍCULOS OFICIAIS”. Dois pesos e Duas medidas?

Comments are closed.

Click CamboriúBlogsOlho CríticoE o guinchamento de patinetes elétricos já começou
PUBLICIDADE

Últimas notícias