• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Editorial: A união faz a força, mas a vaidade traz divisão

Polícia Militar nega existência de força-tarefa e reivindica a glória de suposta operação integrada

espelho quebrado
A vaidade causa divisão (imagem ilustrativa)

Como diz aquele velho ditado, “a união faz a força”. E tão bom quanto a união fazer a força, é quando as forças fazem a união. Nesse sentido, o Click Camboriú acredita que a união das forças de segurança é algo positivo, bom para a comunidade e ruim para a criminalidade.

Quem se opõe a essa união, por meio de forças-tarefas ou operações integradas, só pode ser marginal ou vaidoso. Sim, pois a vaidade tem trazido divisão e rivalidade entre aqueles que tem o dever de nos proteger. O Click Camboriú torce para que essa integração um dia venha a ser realidade, sem briga de egos e disputa por méritos. Mas a realidade do momento é outra.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já há algum tempo que temos noticiado esses conflitos, e tem sido vergonhoso a cada novo episódio. Não porque queremos fomentar a trama, ou porque queremos ser sensacionalistas. Não almejamos essa divisão, não vibramos com a treta, tampouco estamos torcendo por A, B ou C. O nosso compromisso é trazer ao conhecimento público os fatos, sejam eles positivos ou negativos.

Porém os costumeiros e repetidos erros voltam a acontecer e parecem não cessar. Uma das instituições já incitou a população contra, e tentou desmoralizar diversas vezes, outras instituições. Se tal respeitável instituição aceitasse unir forças com as demais, a população sairia ganhando e a paz social voltaria a reinar. Da forma como vem ocorrendo, logo teremos milícias em Balneário Camboriú. Se é que elas já não existem.

A briga pelo mérito

Na noite desta quarta-feira, 23, ficamos felizes em receber um um release, cujo título era “Força Tarefa da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal prendem dois assaltantes em flagrante em operação conjunta“. Pensamos “opa, parece que finalmente se entenderam, uniram forças e trabalharam juntos, obtendo sucesso em uma operação”. Até a página do Click Camboriú receber uma enxurrada de comentários de policiais militares negando a existência de uma força-tarefa, reivindicando a glória da operação.

Os militares que comentaram na publicação fazendo diversas afirmações mentirosas (como por exemplo, dizer que havíamos manipulado a notícia e denegrido a imagem da PM) repetem o erro do seu comandante em descumprir o 101º item da relação das transgressões do Regulamento Disciplinar da PMSC: “Discutir ou provocar discussões, por qualquer veículo de comunicação sobre assuntos políticos, militares, ou policiais-militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente técnica, quando devidamente autorizados”.

A bem da verdade, o Click Camboriú não manipulou a notícia e nem buscou denegrir a imagem da instituição, como disse o PM Michael Araújo, que também declarou que os militares só fazem “pelos poucos que merecem e por nossas famílias e amigos! O resto é resto”. Transcrevemos ipsis litteris a ocorrência relatada pela Assessoria de Imprensa da 29º Delegacia Regional de Polícia, já que a comunicação social do 12º BPM não nos repassa mais ocorrências. Inclusive, fomos banidos do grupo de imprensa do batalhão pelo comandante, por ele não saber lidar com críticas, semelhante ao que aconteceu com os jornalistas do jornal Página 3.

Quando pensamos que finalmente veríamos as forças de segurança trabalhando unidas em favor da comunidade, as brigas por vaidade continuam nos bastidores pelo mérito das ocorrências.

Continuamos na torcida pela harmonia das forças de segurança, embora, neste momento, esteja parecendo uma utopia para Balneário Camboriú.

Click CamboriúBlogsDa RedaçãoEditorial: A união faz a força, mas a vaidade traz divisão
PUBLICIDADE

Últimas notícias