• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Em defesa do Rio Camboriú

Se Camboriú não investiu em saneamento, Balneário também falhou na fiscalização

John Lenon Teodoro
John Lenon Teodoro

O Rio Camboriú tem grande importância estratégica para o desenvolvimento dos municípios de Camboriú e Balneário Camboriú. É nele que se localiza o principal sistema de captação para tratamento de água que abastece as duas cidades. Por isso todas as ações para garantir a qualidade e disponibilidade do manancial de água, bem como estudos e administração adequada dos recursos ali existentes é agora uma questão prioritária.

No inicio do ano, a Gestão Municipal dos dois municípios assinaram um Pacto pelo Rio. Antes tarde do que nunca. Se Camboriú não investiu em saneamento, Balneário também falhou na fiscalização. Mais do que apenas uma carta de intenções, é necessário que o Poder Público haja em favor da preservação desse nosso importante patrimônio. O desmatamento que ocorreu nos últimos anos comprometeu de forma significativa importantes trechos de sua extensão. É importante também lembrar que a preservação do nosso rio não é matéria exclusiva das autoridades, é muito importante o engajamento da sociedade em defesa do rio, a qual também tem responsabilidade sobre a atual situação do rio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Cabe destacar aqui uma iniciativa louvável promovida pela Forania Camboriú, formadas pelas paróquias da Igreja Católica das duas cidades, o ato em defesa do Rio Camboriú reuniu as autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário e a Sociedade Civil, para entrega de um dossiê com a situação da Bacia Hidrográfica. A ação liderada pelo Padre Marcio Vignoli, não só apresentou os problemas, como também possui um cronograma de ações a ser seguida, demonstrando a importância de agir em favor do rio e de transformar a realidade.

Sem duvida nenhuma o maior desafio das duas cidades é de agir em defesa do rio, seja através do Pacto já assinado entre os municípios, seja através do Comitê existente, entre estudos e outras iniciativas. O mais importante agora é traduzir toda intenção em ação, pois o futuro das duas cidades depende disso!

.

Click CamboriúBlogsCamboriú em FocoEm defesa do Rio Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias